Nota à Imprensa – Monkeypox

Publicada em 30/08/2022 às 16:21

Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), informa que Jundiaí registra 20 casos de ‘monkeypox’ em residentes no município. Os resultados foram recebidos até terça-feira (30), enviado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Homem, 49 anos com início dos sintomas em 19/08. Procurou atendimento em 22/08. Segue em isolamento sem necessidade de internação e sem casos secundários, até o momento.

O acompanhamento permanecerá pelo prazo de 21 dias, indicado como período de transmissão ou enquanto permanecer com lesões cutâneas.

A UGPS salienta que a doença monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. O vírus pode entrar no corpo por lesões da pele, pelo sistema respiratório ou pelos olhos, nariz e boca. Os sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. Há vacina para a doença, porém ainda não está disponível no Brasil.

Todas as equipes de Saúde do município foram orientadas sobre o protocolo para a identificação e notificação dos casos suspeitos para o seguimento das ações de investigação epidemiológicas necessária.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/30/nota-a-imprensa-monkeypox-11/