Prefeito participa de seminário sobre mobilidade urbana e biodiversidade

Publicada em 30/08/2022 às 17:17

O Prefeito Luiz Fernando Machado participou, na manhã desta terça-feira (30), do seminário internacional “BiodiverCidades”, que debateu os desafios e oportunidades de unir dois fundamentais temas contemporâneos: a mobilidade urbana e os pilares da biodiversidade. O evento foi organizado pelo CAF – banco de desenvolvimento da América Latina – e foi sediado na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. O encontros também contou com a assinatura da Declaração de Barranquilla, para impulsionar um novo modelo de desenvolvimento urbano que respeite a biodiversidade.

“Ter a oportunidade de ouvir e trocar experiências é muito enriquecedor. A nossa gestão busca agregar boas práticas que podem ser aplicadas no município para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o chefe do executivo.

O evento começou com uma apresentação do presidente-executivo do CAF, Sergio Díaz-Granados, e, na sequência, contou com a participação do subdiretor de Pesquisas do Instituto Humboldt da Colômbia, José Manoel Ochoa. Durante o discurso, Ochoa abordou temas como as oportunidades para o desenvolvimento de sistemas de mobilidade sustentável, além dos impactos socioeconômicos positivos da preservação da biodiversidade. 

O seminário prosseguiu com um debate sobre mobilidade sustentável à serviço da biodiversidade local. Participaram o secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, o Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo, Luis Antonio Cortez Ferreira e a Gerente de Mobilidade Ativa da WRI Brasil. A WRI Brasil, vale lembrar, é parceira da Prefeitura desde 2021 para a viabilização do programa Ruas Completas. O conceito de Ruas Completas foi colocado na roda de conversa como uma boa prática de gestão urbana em harmonia com a natureza, uma vez que busca garantir a segurança e o conforto de todas as pessoas que circulam pelos espaços urbanos.

“Precisamos pensar em maneiras de fomentar a participação das pessoas nos espaços públicos. Para isso, o conforto e a segurança são conceitos primordiais no desenvolvimento das nossas políticas. Jundiaí é a Cidade das Crianças e acredito estarmos no caminho certo para construirmos uma cidade boa para elas, tanto no presente quanto no futuro”, avaliou Luiz Fernando.

Ao final do evento, o Prefeito Luiz Fernando assinou a Declaração de Barranquilla, acordo que tem como objetivo impulsionar um novo modelo de desenvolvimento urbano que respeite a biodiversidade. O encontro refletiu a importância de abordar o papel da sustentabilidade para a valorização dos ecossistemas urbanos, analisando os principais desafios das cidades e promovendo a troca de práticas e experiências que permitam conciliar as demandas de preservação da natureza nas cidades e manter o ritmo de crescimento urbano, implantando estrategicamente o verde intervenções de infraestrutura, em particular redes de mobilidade e acessibilidade para pessoas e a proteção dos ecossistemas.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/30/prefeito-participa-de-seminario-sobre-mobilidade-urbana-e-biodiversidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original