Visitadores do Criança Feliz participam de formação sobre a proposta do ‘BrincAR LIVRE’

Publicada em 30/08/2022 às 18:06

A equipe do programa “Criança Feliz” no Município participou na tarde de segunda-feira (29) de uma formação sobre as ferramentas do “BrincAR LIVRE”, proposta da Rede Urban95 da qual o Município faz parte e viabilizada pela Allma Hub Criativo, que consiste em nove estratégias para incentivar as famílias a brincar ao ar livre, ter contato com a natureza e a ocupar os espaços públicos municipais. O encontro foi realizado na Escola de Gestão Pública (EGP), com mediação da supervisora do programa e coordenadora da Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Município, Larissa Souza.

Durante o encontro de planejamento estratégico, foram definidos os cronogramas de execução de cada ferramenta, como a apresentação para as famílias dos vídeos do Pé de Infância, a disponibilização de artes com dicas práticas de como brincar ao ar livre e com elementos da natureza de forma simples, a distribuição dos cartazes e a entrega dos kits de descobertas, composto por saquinho, folheto e moldura em prisma que incentivam o olhar e ação da criança a observar, interagir e colher elementos naturais.

Formação sobre as ferramentas do “BrincAR LIVRE” para os visitadores foi realizada na EGP

Como explica Larissa, a proposta é que os visitadores sejam multiplicadores da iniciativa junto às famílias que visitam. “Uma das propostas do ‘BrincAR LIVRE’ é a do “Arzinho e Arzão”, para que as famílias reservem momentos diários de brincadeira em contato com a natureza, tomando um ‘arzinho’, mas que também reservem período maiores para ir brincar em um parque, para tomar um ‘arzão’. Por isso contamos com a colaboração dos visitadores, que têm este vínculo com as famílias visitadas, para que compartilhem as propostas e incentivem a adesão.

Também foram definidas as datas para a realização de oficina com 30 famílias no Novo Horizonte na Fábrica das Infâncias Japy, que consistirá na customização de um “panão” para que as famílias estendam em lugares onde as crianças possam brincar e ter contato com a natureza.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, ressaltou a importância da transversalidade das ações. “Em Jundiaí, por meio do programa Cidade das Crianças, as políticas públicas para a Infância são traçadas de modo intersetorial, a fim de contemplar o pleno desenvolvimento infantil nas mais diversas áreas. Por isso a programação de atividades culturais e de brincadeiras com contato com a natureza do ‘BrincAR LIVRE’ também conta com a participação da rede sociossistencial, por meio dos visitadores do Criança Feliz, que têm um contato próximo com as famílias e conseguem reverberar as iniciativas propostas”.

Estratégias visam incentivar as famílias a brincar ao ar livre, ter contato com a natureza e a ocupar os espaços públicos municipais

Mais Criança Feliz
Instituído em Jundiaí em 2017, integrando as iniciativas do programa municipal Cidade das Crianças, o programa federal Criança Feliz já beneficia 500 crianças, que recebem, periodicamente, as visitas domiciliares para o acompanhamento de seu crescimento e a criação e o fortalecimento dos vínculos familiares, por meio do apoio aos cuidadores na garantia do pleno desenvolvimento da Infância.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/30/visitadores-do-crianca-feliz-participam-de-formacao-sobre-a-proposta-do-brincar-livre/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original