Clínica da Família Hortolândia recebe ajustes finais

Publicada em 31/08/2022 às 08:00

O prédio da Clínica da Família e Pronto Atendimento Hortolândia começa a receber as placas da fachada, as divisórias de leitos, os equipamentos e os mobiliários dos consultórios odontológicos, além de outros itens para o início do atendimento na segunda quinzena de setembro. Com investimento de R$ 6 milhões para construção, o equipamento vai ofertar assistência completa em Atenção Básica e Urgência e Emergência para toda a região Norte e Noroeste da cidade.

A unidade possui dois pavimentos, totalizando 1,5 mil m² de construção, com entradas separadas. O pavimento superior será ocupado pela Clínica da Família, que terá 14 consultórios indiferenciados (para médicos, enfermeiros e equipe NASF) , três consultórios odontológicos, sala multiuso, sala de vacina, sala de procedimentos, sala de curativo, sala de atividades coletivas, pós consulta, sala de administração de medicação e inalação, sala de gerência, sala de espera ampla com espaço lúdico infantil, Posso Ajudar, Guardião da Saúde e recepção com seis guichês de atendimento, além de sanitários e salas de apoio como almoxarifado, sala administrativa e DML. O prédio contará com sistema de ar condicionado central e elevador.

O prédio é finalizado para atendimento na segunda quinzena de setembro

Já o Pronto Atendimento Geral 12h ficará no andar térreo, onde ficarão também os aparelhos de diagnósticos (raio-X, eletrocardiograma e ultrassom) e a coleta de análises clínicas, outros cinco consultórios médicos, nove leitos clínicos, dois leitos para isolamento, sala de observação adulto, sala de observação infantil, recepção com sala de espera, sala de classificação de risco, sala de emergência, sala de análises clínicas, sala de procedimentos, sala de curativo, sala de gesso, esterilização, sanitários, e demais ambientes de acordo com a legislação específica.

“Desde 2017, planejamos investimentos na área da saúde com foco em ofertar atendimento resolutivo na porta de casa da população. Esse novo equipamento da Vila Hortolândia seguirá o modelo premiado nacionalmente implantado no Novo Horizonte. Junto com o atendimento na Atenção Básica, haverá a oferta de atendimento de emergência, em uma região que conta com cerca de 100 mil vidas”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

A unidade possui dois pavimentos, totalizando 1,5 mil m² de construção

Mais serviços
O complexo de Saúde, na Vila Hortolândia, ainda contará com a Unidade de Apoio, que agregará todo o amparo logístico às equipes e atividades complementares, como farmácia com a dispensação de medicamentos, inclusive psicotrópicos e insumos para diabéticos. O espaço, com investimento de R$ 1,6 milhão, também recebe os últimos ajustes para a entrega na mesma data.

“Com a regionalização do atendimento de Atenção Básica e Urgência e Emergência, ampliamos a oferta de serviços para toda a população. Isso é um diferencial de Jundiaí e que vem dando certo. A Clínica da Família terá modelo de atendimento na Atenção Básica baseado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e vai oferecer atendimento da demanda em saúde através do modelo Acesso Avançado, garantindo em, no máximo, até 48 horas atendimento pelo médico das equipes, sem a necessidade de agendamento. Já o Pronto Atendimento terá modelo de urgência e emergência em clínica médica, pediatria e ortopedia. A resolutividade da Clínica da Família será de 80% das demandas e, para o Pronto Atendimento, de 95%”, acrescenta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/31/clinica-da-familia-hortolandia-recebe-ajustes-finais/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original