Nota à Imprensa – Monkeypox
Publicada em 31/08/2022 às 16:08Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), informa que Jundiaí registra 21 casos de ‘monkeypox’ em residentes no município. Os resultados foram recebidos até quarta-feira (31), enviado pelo Instituto Adolfo Lutz.
Homem, 21 anos, início dos sintomas em 22/08. Procurou por atendimento em 24/08. Segue em isolamento sem necessidade de internação e sem casos secundários, até o momento.
O acompanhamento permanecerá sendo feito pela equipe de Saúde pelo prazo de 21 dias, indicado como período de transmissão ou enquanto permanecer com lesões cutâneas.
A UGPS salienta que a doença monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. O vírus pode entrar no corpo por lesões da pele, pelo sistema respiratório ou pelos olhos, nariz e boca. Os sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. Há vacina para a doença, porém ainda não está disponível no Brasil.
Todas as equipes de Saúde do município foram orientadas sobre o protocolo para a identificação e notificação dos casos suspeitos para o seguimento das ações de investigação epidemiológicas necessária.
-
09/06/2026
Capacitação da Vigilância Sanitária orienta açougues sobre boas práticas de manipulação e segurança dos alimentos -
08/06/2026
Jundiaí segue orientação do Ministério da Saúde e suspende temporariamente aplicação da vacina contra a dengue do Instituto Butantan -
06/06/2026
Com grande procura, ação especial no Jundiaí Empreendedora reforça campanha de vacinação contra a influenza no município -
06/06/2026
Mais saúde, educação, esporte e cuidado: Jundiaí planeja o futuro com grandes obras que ampliam serviços e qualidade de vida