Pinacoteca recebe mostra da artista Bella Tozini

Publicada em 01/09/2022 às 18:00


A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes promove nesta quinta-feira (01), às 19h, a vernissage da exposição “Corpes Prováveis”, da artista Bella Tozini, que chega em Jundiaí por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A mostra que tem curadoria de Sylvia Furegatti, é composta de painéis fotográficos e poderá ser visitada até o dia 25 de setembro, sempre de terça a domingo, das 10h às 17h, inclusive aos feriados, com entrada gratuita. A classificação indicativa é de 16 anos.

“Corpes Prováveis” reúne retratos de pessoas da comunidade LGBTQIA + com expressões dissidentes, em seus momentos mais privados e ocasionalmente vulneráveis, muitas vezes em espaços domésticos. A dissidência aqui não é entendida apenas como tema, mas como processo, como gatilho que desencadeia uma busca e um caminho estético, em que política e arte se confundem e transbordam em modos de composição testemunhal e confessional na fotografia.

A artista traz histórias de pessoas que enfrentam profundamente a exclusão estrutural, a discriminação e a marginalização na sociedade brasileira. Entendendo-os como uma interface política, cujas experiências vividas existem nos complexos cruzamentos de identidade de gênero, idade, raça, formas corporais, sexualidade, classe socioeconômica e localização geográfica.

Bella Tozini
Artista e pesquisadora do campo das artes visuais cujo trabalho explora questões de identidade por meio de retratos fotográficos e vídeo. Sua prática artística está centrada nos corpos dissidentes e suas estratégias de subversão e visibilidade entre os campos da cultura pop e da tradição.

Publicou o fotolivro de retratos “Lacração”, sobre a comunidade LGBTQI+ da cidade de Jundiaí – SP em 2018. Em junho de 2019, realizou a exposição fotográfica e intervenção urbana “Lacração – Territórios”, ambos os projetos foram contemplados pelo ProAC – SP.

Seu projeto mais recente lançado em agosto de 2021 é o fotolivro – “CorpesProváveis” – com fotografias e entrevistas de artistas e ativistas LGBTQIAP+. Vive na cidade de Cabreúva com atuação em grupos e coletivos culturais das cidades de Itu, Jundiaí, Campinas e região.

A Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes” está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações 4586-2326 ou pelo e-mail pinacoteca@jundiai.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/01/pinacoteca-recebe-mostra-da-artista-bella-tozini/