‘XII Cavalgada do Circuito das Frutas’ fomenta o turismo rural e retoma a tradição tropeira

Publicada em 01/09/2022 às 14:44

Com o foco em resgatar a tradição tropeira, o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas irá promover, no próximo sábado (3), a XII Cavalgada do Circuito das Frutas, que passará por Jundiaí, Itatiba e Jarinu fomentando todas as atividades relacionadas aos negócios dos cavalos e ao Circuito das Frutas.

“O setor do agronegócio não produz apenas alimentos, mas sob a ótica de uma agricultura sustentável, produz também água potável, ar puro, beleza cênica, segurança alimentar, preservação histórico-cultural etc. Paralelamente à promoção da fruticultura o evento também deverá buscar o resgate cultural da região e do tropeirismo, incentivando os empreendimentos rurais e toda a cadeia ligada ao negócio do cavalo, atividade que pode ser uma alternativa para viabilizar economicamente as pequenas propriedades da região”, afirma o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

“O incentivo a esses pequenos empreendedores rurais e o resgate daqueles desmotivados é de fundamental importância para melhoria da qualidade de vida em toda região do Circuito das Frutas Paulista”, afirma Isabel Harder, diretora do Departamento de Agronegócios de Jundiaí.
Será oferecido café da manhã a partir das 8h, e no retorno será servido o almoço. O valor da inscrição, que dá direito a uma camiseta, além do café da manhã e almoço, é de R$ 100. Mais de 350 inscrições já foram realizadas.

Cavaleiros andando a cavalo com bandeiras do Brasil e do estado de São Paulo
Cavalgada reúne cavaleiros para reascender a tradição tropeira

O percurso

A cavalgada passará por três municípios mostrando áreas de produção de frutas, grãos e pecuária. O ponto de partida será o Bar do Mingo (localizado na Av. João Batista Spiandorelo, 4195 – Bairro da Roseira, em Jundiaí), e o percurso seguirá no sentido Itatiba, descendo pela estrada João Bulgarelli (bairro Morro Azul), e subindo na estrada Emílio Ferrarezi, chegando na estrada Luís Comin, em Jarinu. Na volta, o caminho passa pelo bairro Olaria, também em Jarinu, com cavalgada por dentro de duas propriedades, e desce até o bar do Mingo novamente.

Histórico

A primeira cavalgada com essas características ocorreu em outubro de 2009 e contou com aproximadamente 150 cavaleiros. Em 2010, na sua 2ª edição, a Cavalgada saiu do Município de Vinhedo, passou por Louveira e terminou em Itatiba, já atraindo aproximadamente 500 pessoas entre cavaleiros e equipes de apoio que além das paisagens exuberantes, puderam assistir a diversas apresentações culturais.

De 2011 a 2019 os trajetos se alternaram, mas a essência da proposta, a organização e o número de participantes se mantiveram, contribuindo para visualização e o fortalecimento da região do Circuito das Frutas Paulista como polo produtor de frutas de qualidade e destino turístico rural. Com a pandemia o evento não foi realizado em 2020 e 2021.

Para mais informações entrar em contato pelos telefones 4589-8872 ou 4589-8793

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/01/xii-cavalgada-do-circuito-das-frutas-fomenta-o-turismo-rural-e-retoma-a-tradicao-tropeira/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original