Agenda Cultural: Confira a programação do final de semana na cidade

Publicada em 02/09/2022 às 15:30

Exposições, shows musicais, teatro infantil, contação de história, roda de conversa sobre Arte Urbana, com destaque para o Grafite, arte circense e até aula de xadrez. Essas são algumas das opções da programação desse primeiro final de semana na cidade, começando com a Sexta no Centro, na praça do Coreto, onde além de música, tem também as opções gastronômicas e venda de artesanato. Acompanhe a programação que a Unidade de Gestão de Cultura elaborou:


Sexta no Centro – praça Mal. Floriano Peixoto – Coreto – Centro – Na abertura da programação às 16h, DJ Vive Almeida apresenta sets com hits para cantar e dançar, mesclando sons e estilos, transformando a praça numa grande pista, onde a variedade de sons estarão presentes e os sucessos que marcaram época. Uma apresentação que promete empolgar a plateia.

Sexta no Centro: música, gastronomia e artesanato

Das 17h30 às 19h30 o palco será comandado pela dupla Ana e Lunny com um repertório mesclado de sucessos da MPB de diversos estilos. Um show onde as interpretações da dupla são sempre o ponto alto, já que a voz marcante de Ana ganha colorido especial com a participação de Lunny. A proposta é interagir com o público durante os 120 minutos de apresentação.

Com o show “Do Tamanho da Amizade”, Betho Silva chega às 19h30 acompanhado dos músicos Antunes Nasser (viola e voz), Claudinei Duran (violão 7 cordas e guitarra) e Raúl Gonzalo (violão e voz) para apresentar um “abraço musical” reunindo no repertório sucessos da Música Popular Brasileira (MPB), músicas autorais e músicas da cultura latina, tudo junto e bem misturado como determina a miscigenada e diversa alma brasileira, um encontro entre os músicos e público, numa apresentação bem interativa.

Para o encerramento, às 21h, a apresentação de Manas em Roda, um grupo formado por mulheres de diferentes idades e contextos sociais, que estuda gêneros musicais da cultura popular brasileira, como o samba, o coco, o samba reggae e outros ritmos. Sempre propondo a experiência de cantar e tocar em roda, trocando saberes e afetos a partir de repertórios autorais e referências da música brasileira.

Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro). Informações: 4589.6800
No Complexo o público poderá visitar as exposições “Tarcilas – Mulheres na Arte”, “AMA – Araken Martinho Arquiteto” e a intervenção “Corpes Dissidentes”, de Bella Tozini. Todas com entrada gratuita.

Kamau se apresenta na sala Jundiaí do Complexo Fepasa

No sábado (03), a partir das 16h, no palco da Sala Jundiaí tem show com o rapper Kamau. O segundo dos quatro espetáculos que Jundiaí recebe pelo Programa CircuitoSP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Amigos da Arte, neste segundo semestre de 2022. Entrada gratuita por ordem de chegada. Capacidade para 180 pessoas.

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens), entrada gratuita e aberta no sábado das 9h às 13h. Mais informações 4527.2110.
Na Biblioteca tem início neste sábado (03), das 9h30 às 11h30, a “Escola de Xadrex para Todos”. O objetivo é promover e incentivar a pratica do jogo de xadrez, além de favorecer todo o praticante com os inúmeros benefícios que o jogo fornece. A proposta pretende atender os frequentadores da Biblioteca e o público específico para o xadrez. São oferecidas 30 vagas gratuitas.

Cia. TD Artes apresenta o espetáculo Matula

Também na Biblioteca neste sábado (03), das 11h às 12h, a apresentação do espetáculo “ Matula”, com os atores da Cia. TD Artes. O espetáculo conta com diversas “gags” clássicas circenses. Os palhaços organizam um grande encontro de leitura e contação de histórias, ao encontrar com os livros, a bagunça começa. Uma confusão divertida, cheia de imprevistos, com uma pitada de contos de fadas e lendas. A entrada é gratuita.

Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens). Mais informações 4521.0971.
Neste sábado (03), a partir das 9 horas, na Fábrica das Infâncias Japy uma ação no segmento Arte Urbana, reunindo 24 artistas visuais, que estarão grafitando o muro daquele equipamento cultural, como forma de democratizar e divulgar o grafite enquanto manifestação artística urbana.

Os artistas convidados são de Jundiaí e região e já tiveram uma participação na Galeria de Arte Pública G9 e em outros espaços da cidade, e também já tinham seus grafites no muro do prédio da Rua Lacerda Franco, 175, na Vila Arens, endereço da Fábrica Japy.

A ação que deve se estender até o final da tarde, vai contar também com uma roda de conversa com a participação de dois convidados: Gesp e Tuwilê, artistas que se destacam no campo da Arte Urbana, com intervenções em grafite em pontos de grande movimentação em São Paulo.

A roda de conversa, aberta a todos os interessados terá mediação do assessor de Políticas para Igualdade Racial, Jensen Silva e está marcada para às 12h30, no prédio da Fábrica Japy. A entrada é gratuita.

Também no sábado (03), a partir das 10h30, na Fábrica Japy, crianças de 04 a 10 anos poderão acompanhar a apresentação do Grupo Gatos Gordos com a performance “Animal”, com contação de duas histórias com muita animação. A primeira história será “O Velório da Dona Onça” e a segunda “A Vaca que queria botar ovo”. Duas divertidas encenações que permitiram ao público presente interagir com as artistas Vivi Masolli e Lisete Pecoraro.

Gatos Gordos se apresenta na Fábrica Japy neste sábado

Já no domingo (04), a partir das 10h30, crianças de 04 a 10 anos poderão acompanhar na Japy, a contação de histórias pelo projeto “Contando histórias com riscos e rabiscos”, com a companhia Uni Verso & Prosa. A proposta do projeto é utilizar a história contada e os desenhos das crianças para estimular a imaginação, a fantasia e a brincadeira, evidenciando, dessa forma, a importância do brincar.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762, Centro). Os jardins do Solar estarão abertos para visitação no sábado e domingo (20 e 21), das 10h às 17h e a entrada é gratuita. Na oportunidade, poderão conferir nos jardins as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.

Já as salas que compõem o Museu permanecem fechadas pois estão sendo preparadas para uma nova exposição a ser aberta ao público nos próximos dias. O Museu funciona de terça a domingo, sempre das 10 às 17h. Mais informações 4521.6259.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro). Aberta sábado e domingo das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações 4568.2326.

As exposições “Além do Visível”, da artista Mariana Morishita e “ Patrimônio em Xeque#”, de Isabela Moreno, ambos projetos selecionados pelo edital lançado pela Fundação Casa da Cultura, para a temporada 2022 de Artes Visuais da IV Expoartes no Centro Jundiaiense de Cultura, podem ser visitadas pelo público.

Também a exposição “Corpes Prováveis”, da artista Bella Tozini, que chega em Jundiaí por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, pode ser visitada na Pinacoteca.

A mostra composta de painéis fotográficos poderá ser visitada até o dia 25 de setembro, sempre de terça a domingo, das 10h às 17h, inclusive aos feriados, com entrada gratuita. A classificação indicativa é de 16 anos.

“Corpes Prováveis” reúne retratos de pessoas da comunidade LGBTQIA + com expressões dissidentes, em seus momentos mais privados e ocasionalmente vulneráveis, muitas vezes em espaços domésticos.
O visitante poderá conhecer também as obras dos artistas Diógenes Duarte Paes (patrono da Pinacoteca), com suas famosas aquarelas e também, as obras dos consagrados artistas Elvio Santiago e Inos Corradin, que compõem o acervo permanente da Pinacoteca.

Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro). Mais informações no 4586-2472.
A agenda do teatro nesta semana apresenta nesta sexta (02), às 20h, o espetáculo “ O Pior Ano da Minha Vida”, uma comédia com Jonathan Nemer e classificação indicativa livre. Ingressos na bilheteria do teatro ou pela plataforma Sympla, na Internet.

Oswaldo Montenegro é a atração do sábado no Polytheama

No sábado (03), Oswaldo Montenegro apresenta o show musical “ Lembrei de Nós”, a partir das 20h. A classificação indicativa é livre. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pela plataforma Sympla na Internet.


Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama: exposição “Ferida Aberta”, do artista plástico Vulgoxis, Aos sábados das 10h às 13h. Entrada grátis.

Uma das obras de Vulgoxis em exposição na Galeria Fernanda Milani


Pracinha da Cultura do Vista Alegre – antigo CEU das Artes (rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110). Mais informações 4521-6193.


Nesta sexta-feira (02), tem sessão de cinema do projeto Super Tela, a partir das 19h, com entrada gratuita. O filme desta semana é “Jumanji”. A entrada é por ordem de chegada e são 40 lugares.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/02/agenda-cultural-confira-a-programacao-do-final-de-semana-na-cidade-3/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original