Alunos do Colégio São Vicente visitam o Geresol para aprendizagem sobre reciclagem

Publicada em 02/09/2022 às 17:07

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio São Vicente de Paulo estiveram, nesta sexta-feira (2), no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) para uma visita voltada à conscientização a respeito da reciclagem e da destinação correta de todo o tipo de resíduo. A iniciativa faz parte do projeto ‘Geresol de Portas Abertas’, que já recebeu a visita de mais de 4 mil pessoas desde de 2019 e também é realizada para alunos da rede pública de Jundiaí ou demais grupos e instituições que se interessarem.

“O que mais gostei aqui foram as máquinas e esteiras que trabalham na separação dos resíduos. Em casa separamos algumas embalagens, mas agora vamos nos atentar ainda mais com essa questão. Na escola também aprendemos sobre a importância da reciclagem e fabricamos alguns brinquedos com material reutilizado e doamos para crianças que não têm condições de comprar brinquedos novos”, comenta o aluno Lucas Attolini Chicarelli, de 10 anos.

O objetivo da iniciativa é conhecer o funcionamento do Geresol e as atividades que são desenvolvidas no local, instalado no Distrito Industrial de Jundiaí. Após a instrução inicial, foram realizadas algumas atividades com a criançada, entre elas um exercício de triagem de resíduos para separação de materiais diferentes como plástico, concreto, madeira e outros.

Alunos realizam atividade de triagem de materiais recicláveis
Alunos realizam atividade de triagem de materiais recicláveis

O Geresol recebe lixo orgânico, seleção recicláveis e de processamento de restos de material de construção, segundo coordenadora do projeto, Luciene Cristina Ramazotti. “O objetivo da vivência é despertar e sensibilizar as pessoas sobre a importância de pensarmos sobre o que consumimos e a destinação correta desses resíduos”, comenta.

Durante a atividade as crianças são convidadas a serem guardiões da natureza, entendendo as responsabilidades que terão depois que voltarem aos seus lares, e firmamos um contrato com eles por meio da assinatura. “os alunos tem a oportunidade de conhecer sobre a gestão de resíduos de nossa cidade, passando pela sala do conhecimento, pela Estação do Transbordo, Usina do Saber, Tratamento de madeira e resíduos verdes e o Armazém da Natureza”, relata.

Alunos fazem pausa para o lanche durante visita ao Geresol
Visitação também teve lanchinho para os alunos participantes

As visitas ou solicitações de palestras explicativas no Geresol podem ser solicitadas pelo e-mail geresol@jundiai.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 4589-8860 ou 4589-8523.

Assessoria de Imprensa
Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/02/alunos-do-colegio-sao-vicente-visitam-o-geresol-para-aprendizagem-sobre-reciclagem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original