Intervenções de grafitagem embelezam muro da Fábrica das Infâncias Japy, agregando valor social ao espaço

Publicada em 03/09/2022 às 18:27

A Fábrica das Infâncias Japy, na Vila Arens, teve neste sábado (03) uma programação especial voltada às intervenções artísticas urbanas. Ao longo do dia, além das atividades culturais para as crianças no espaço interno, uma equipe de 24 artistas de Jundiaí realizou intervenções de grafitagem no muro lateral, na rua Lacerda Franco, de acordo com a aproximação proposta pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), com temas livres.

CONFIRA AS FOTOS

“O grafite reúne um grupo seleto de artistas, daí o propósito de valorizarmos esse trabalho, que embeleza nossa cidade e gera renda, expressando conteúdo e mensagens sociais”, destacou João Carlos de Luca, diretor do Departamento de Cultura da UGC.

Com temática livre, artistas realizaram as intervenções de grafitagem ao longo do dia, no muro da rua Lacerda Franco

Foi promovida também uma roda de conversa sobre Arte Urbana, contando com os artistas convidados Twilê e Gesp, com a mediação do assessor de Políticas para a Igualdade Racial da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Jensen Silva.  “O intuito é mostrar a importância do grafite nas questões sociais, refletindo sobre como usá-lo para influenciar de forma positiva a vida das pessoas e da comunidade, através do trabalho social”, enfatizou.

A importância do grafite nas questões sociais leva à reflexão sobre como usá-lo para influenciar de forma positiva a vida das pessoas

“A grafitagem nos permite ensinar as pessoas a enxergarem o mundo de uma forma diferente”, definiu Twilê, ao lado do colega Gesp, que complementou o conceito, classificando o grafite como um “agente transformador e educador, num processo empírico capaz de resgatar vidas, nos mais diversos lugares”.

Luís Henrique Valença Damásio, morador no bairro Eloy Chaves, passava pelo local e parou para prestigiar o trabalho. “É interessante demais a mensagem expressa nas ilustrações, com muita criatividade, imaginação, preparo, improviso e cores vivas que encantam. Ficou perfeito”, avaliou.

Experimentações sobre o brincar

Durante a manhã, crianças de 04 a 10 anos acompanharam a apresentação do Grupo Gatos Gordos, com a contação de duas histórias: “O Velório da Dona Onça” e a “A Vaca que queria botar ovo”, encenações que permitiram ao público interagir com as artistas Vivi Masolli e Lisete Pecoraro.

Inaugurada em dezembro do ano passado, a Fábrica das Infâncias Japy é um equipamento cultural voltado às experimentações sobre as infâncias e o brincar, escolhido como sede do Comitê das Crianças. Em dezembro de 2021 tornou-se oficialmente a sede do Comitê das Crianças, vinculado à UGC, como parte do conjunto de equipamentos públicos da Prefeitura.

O espaço recebeu recentemente a instalação de um novo mobiliário cênico, baseado nos conceitos de Rios Flutuantes, em referência aos canais fluviais da cidade e de Fios que tecem, numa alusão à atividade fabril têxtil desenvolvida antigamente no espaço, onde o equipamento cultural está instalado. Os cenários fazem parte do projeto desenvolvido pela Urban95, rede da qual Jundiaí faz parte, por meio de parceria institucional com a Fundação Bernard Van Leer.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/03/intervencoes-de-grafitagem-embelezam-muro-da-fabrica-das-infancias-japy-agregando-valor-social-ao-espaco/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original