Orquestra homenageia os 200 anos da Independência em concerto com composições de Dom Pedro I

Publicada em 04/09/2022 às 09:00

O terceiro concerto da temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) será uma homenagem do Município ao bicentenário da Proclamação da Independência do Brasil. Marcado para o próximo sábado (10), às 20h, no Teatro Polytheama, o concerto trará em seu programa, duas obras compostas pelo imperador Dom Pedro I – “Hino à Independência” e “Credo do Imperador” -, além de obras do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, como “Rapto do Serralho” e “Exultate Jubilate”.

A maestrina Claudia Feres, regente e diretora artística da OSMJ, explica a escolha do repertório. “Este programa traz como focos o aspecto musical da época e a deliciosa ideia de termos um rei que também era músico, mostrando uma das peças mais importantes dele que é o Credo. Gosto muito de me lembrar de uma carta de 1821 da Dona Leopoldina a seu pai, o imperador Joseph II da Áustria, em que ela compartilha obras compostas pelo marido, segundo ela, sem o auxílio de ninguém. Sem contar o fato de que Dom Pedro também tocava vários instrumentos, muitas vezes ao lado de seus músicos na orquestra”.

Músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí sobre o palco do Teatro Polytheama, sentados com diversos instrumentos á mão, com a regente em pé e de costas para a plateia, que pode ser vista como sombra na foto. Ao fundo do palco se veem uma parede de tijolos aparentes, duas janelas de madeira fechadas e uma escada de incêndio
Orquestra contará com as participações especiais de Regiane Martinez e do Coral Vivace para a apresentação

Claudia também explica a alternância com obras do compositor austríaco. “Mozart é o grande nome da época. Sua ópera ‘O Rapto do Serralho’, a primeira ópera em língua germânica, da qual faremos a abertura, foi uma encomenda de Joseph II, um apaixonado por música, que pediu de Mozart uma ópera em língua alemã”.

A OSMJ é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Segundo o gestor, Marcelo Peroni, “este ano traz como novidade a expansão de nossa Orquestra Sinfônica, com a criação de um núcleo de jovens músicos bolsistas para além do grupo de músicos profissionais solistas de Câmara já existente. Mas alguns aspectos de suas últimas onze temporadas a Orquestra também traz para 2022, como a participação de convidados especiais e de nossos outros corpos artísticos, além de repertórios temáticos e que conversem com a atualidade. O concerto em comemoração da Independência é mais um bom exemplo disso e, assim como das últimas vezes, contamos com a presença numerosa do público”.

O espetáculo contará ainda com as participações especiais da soprano Regiane Martinez e do Madrigal Vivace, sobe a regência de Vasti Atique.

Os ingressos gratuitos ficam disponíveis tanto pela plataforma Sympla quanto diretamente na bilheteria do Teatro. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

Os detalhes do programa podem ser conferidos no site da Cultura.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/04/orquestra-homenageia-os-200-anos-da-independencia-em-concerto-com-composicoes-de-dom-pedro-i/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original