Biblioteca, Fábrica Japy e Pinacoteca esperam pelo público no feriado de 7 de Setembro

Publicada em 05/09/2022 às 17:21

Para quem quiser aproveitar o feriado desta quarta-feira, dia 7 de Setembro sem sair da cidade, pode conferir as ações que a Unidade de Gestão de Cultura programou para três dos seus equipamentos, todas gratuitas.

Biblioteca Nelson Foot – (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – dentro do Complexo Argos – Vila Arens). O espaço estará aberto ao público a partir das 9h. No local, além dos livros na seção circulante ou pesquisa, ainda será possível visitar na Galeria Jundiaí, a exposição “Fluindo com os Anjos”, com as telas abstratas de Ju Le Fer.

Cia. Giro no Biombo apresenta “Um Caldeirão de Histórias”, na Biblioteca

A partir das 11h, os atores da Cia. Giro no Biombo apresentam o espetáculo teatral “Um Caldeirão de Histórias”. A aventura de irmãs bruxas, extremamente boas e atrapalhadas, que no meio de um treinamento de bruxaria, encontram um livro secreto, onde são contadas diversas lendas e histórias guardadas por gerações. Entre feitiços e leituras, descobrem muitos tesouros, que dão origem a um mundo colorido e diferente de contação de histórias. Com criatividade, música ao vivo e uma grande mascote, trazem lendas e clássicos de uma forma diferente, acabando com a reputação de qualquer vilão de livro.

Fábrica das Infâncias Japy – (rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens). Instalada em parte do prédio que compunha a antiga Tecelagem Japy, na Vila Arens, o novo espaço é voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias.

A Fábrica das Infâncias Japy recebeu recentemente a instalação de um novo mobiliário cênico. Baseados no conceito de Rios Flutuantes, em referência aos canais fluviais da cidade, e no conceito de Fios que tecem, numa alusão à atividade fabril têxtil desenvolvida no espaço onde o equipamento cultural está instalado, os cenários fazem parte de projeto desenvolvido pela Urban95, rede da qual o Município faz parte, por meio de parceria institucional com a Fundação Bernard Van Leer.

Neste feriado o local estará aberto das 9h às 13h e a criançada poderá encontrar vários ambientes preparados para as mais divertidas brincadeiras. Além de muito lápis de cor, giz de cera e canetinhas de cores diversas e muito papel para desenhar, riscar e rabiscar. Do lado de fora, um jardim naturalizado e brinquedos também poderão ser acessados pelo público infantil.

As exposições na Pinacoteca podem ser visitadas das 10h às 17h

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes – (rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro).
No local o público poderá conferir das 10h às 17h, as exposições “Além do Visível”, da artista Mariana Morishita e “ Patrimônio em Xeque#”, de Isabela Moreno, ambos projetos selecionados pelo edital lançado pela Fundação Casa da Cultura, para a temporada 2022 de Artes Visuais da IV Expoartes no Centro Jundiaiense de Cultura, podem ser visitadas pelo público.

Também a exposição “Corpes Prováveis”, da artista Bella Tozini, que chega em Jundiaí por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, pode ser visitada na Pinacoteca. A classificação indicativa é de 16 anos. “Corpes Prováveis” reúne retratos de pessoas da comunidade LGBTQIA + com expressões dissidentes, em seus momentos mais privados e ocasionalmente vulneráveis, muitas vezes em espaços domésticos.

O visitante poderá conhecer também, as obras dos artistas Diógenes Duarte Paes (patrono da Pinacoteca), com suas famosas aquarelas e também, as obras dos consagrados artistas Elvio Santiago e Inos Corradin, que compõem o acervo permanente da Pinacoteca.

Assessoria de Imprensa
Fotos: arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/05/biblioteca-fabrica-japy-e-pinacoteca-esperam-pelo-publico-no-feriado-de-7-de-setembro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original