Cidade das Crianças: Complexo Fepasa recebe atrações culturais gratuitas ao longo deste sábado (10)

Publicada em 05/09/2022 às 18:10

O Complexo Fepasa recebe neste sábado (10) uma série de atrações culturais gratuitas voltadas para as crianças e seus cuidadores, pelo programa municipal Cidade das Crianças. As atrações, inteiramente grátis, vão das 10h às 18h, com intervenções, contações de histórias, shows musicais e atividades com a terra, com incentivo às brincadeiras ao ar livre, contato com a natureza e resgate do contato intergeracional das crianças e de seus cuidadores.

A programação faz parte de um pacote de investimentos e de novo conceito para o Complexo Fepasa, que será anunciado ainda esta semana pela Prefeitura. As atrações integram também o movimento “Slow Kids”, conceito que defende a desaceleração da rotina da criança e a valorização do tempo livre na infância.

“Esta programação vem ao encontro das intervenções realizadas pela Prefeitura no Complexo Fepasa, com atrações culturais e voltadas para as crianças, duas das linhas que irão nortear a sua ocupação. Somente nas últimas semanas pudemos ver a adesão do público, que esteve presente nas atrações do 1º Festival de Música de Jundiaí, nos shows do Grupo Triii, da banda Demônios da Garoa e da Orquestra Paulistana de Viola Caipira. Contamos com a participação de todos para que este sucesso de público também de repita neste sábado”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Crianças e adultos de diversos tamanhos e com diversos tipos de roupas, brincando no jardim do Complexo Fepasa, onde se veem chão de paralelepípedos, construções de tijolo aparente e árvores
Programação cultural gratuita vai das 10h às 18h

Programação
A programação será no jardim frontal do Complexo. A Cia. Contando com Encanto apresenta a sua contação de histórias na abertura, às 10h, e novamente às 16h. Já o grupo Charanga da Tramp apresenta o seu Cortejo, performance teatral brincante, em dois horários, às 11h e às 14h30.

Pelo conceito “Slow Kids”, são três as intervenções do grupo Loa Terra para o incentivo ao contato da criança com a natureza. Às 10h30, tem Espiral de Ervas, para a montagem de um canteiro de ervas aromáticas no local. Já às 12h e 15h30 será a vez da oficina de horta para crianças, com o plantio de verduras e legumes. E às 13h terá a oficina de Sementes Mágicas, que irá propor à criançada o plantio de sementes em recipientes para levarem para casa e cuidar.

Às 15h30, na Sala Jundiaí, será montada a Estação Maritaca, instalação de estúdio de rádio cenográfico para que as crianças interajam e aprendam mais sobre a história do Complexo Fepasa.

O show musical de encerramento está previsto para as 17h, com a Banda Beatles para Crianças, show de Rock para crianças, que, por meio de histórias contadas e cantadas, revisita o repertório da mais famosa banda de Liverpool. Escolha não por acaso: além do sucesso que faz com a criançada, a banda também remete à inspiração britânica, presente na arquitetura e motivação para a construção do Complexo Fepasa.

Mais intervenções
Ao longo do dia, outras intervenções e brincadeiras tradicionais estarão disponíveis para a criançada, como as estações de BrincAR Livre numa Kombi dos Sonhos, cangas para a realização de piquenique e uma estação interativa da Loa Terra chamada “De onde vêm os alimentos”.

Também está programada a presença do “Homem Refluxo”, performance artística desenvolvida por Peri Pane, que, juntando os resíduos dispensados durante a programação em sua capa plástica transparente, trabalha a conscientização dos participantes sobre a produção do lixo e a necessidade dos cuidados com o meio ambiente.

O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Além da programação, também o estacionamento no local é gratuito.

Pelo conceito “Slow Kids”, são três as intervenções para o incentivo ao contato da criança com a natureza: Espiral de Ervas, oficina de horta e de sementes mágicas

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/05/cidade-das-criancas-complexo-fepasa-recebe-atracoes-culturais-gratuitas-ao-longo-deste-sabado-10/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original