BrincAR LIVRE: Criança Feliz apresenta vídeos com propostas de brincadeiras e contato com a natureza

Publicada em 06/09/2022 às 18:07

Até o final do ano, o programa Criança Feliz em Jundiaí contará com as ferramentas da proposta “BrincAR LIVRE” para o incentivo à brincadeira e ao contato das crianças e de suas famílias com a natureza. A iniciativa é uma proposta da Rede Urban95, da qual Jundiaí faz parte, e é viabilizada pela Allma Hub Criativo, integrando as iniciativas da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças.

Uma das propostas do “BrincAR LIVRE” é a apresentação de vídeos da campanha Pé de Infância, que reiteram a importância de as crianças terem momentos diários de contato com natureza e de brincadeira livre e momentos semanais de ida a parques e outros equipamentos públicos, como o Mundo das Crianças e a Fábrica das Infâncias Japy, sempre com a companhia de seus cuidadores, para caso das crianças menores, de até seis anos.

Nesta semana, a visitadora Valéria Neves, que atua no Criança Feliz em bairros vinculados ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Oeste, apresentou os vídeos para a pequena Ana Vitória Oliveira, de dois anos, acompanhada da mãe Alessandra e da irmã Gabrielly, de doze anos.

Segundo Alessandra, moradora do bairro do Medeiros, proposta vai ao encontro do que ela já faz com os filhos. “Por coincidência eu já tinha visto esses vídeos quando fui à Unidade Básica de Saúde (UBS) para marcar consulta. Aqui em casa a criançada gosta mais mesmo é de brincar no quintal. Mesmo no frio, eles ficam bem agasalhados e com touca e brincam aqui fora, é difícil ficarem dentro de casa. Até com lama eles brincam e, depois que chove, eles se divertem aqui fora como se fosse praia”, comentou Alessandra, que é mãe também do Ângelo, de sete anos e que vai à escola no período da manhã.

Ana Vitória assistiu atenta aos vídeos de incentivo à brincadeira livre e ao contato com a natureza

Para o gestor de Cultura, um dos articuladores da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças, a proposta da divulgação é dar ferramentas às famílias. “Este material audiovisual da campanha Pé de Infância para o ‘BrincAR LIVRE’ visa incentivar junto aos cuidadores que resgatem suas brincadeiras, histórias e canções de quando eram crianças, para que haja uma troca deles com os seus filhos e netos, retomando a importância do afastamento das telas e do contato com a natureza. Muitos já fazem isso, mas para os que ainda não fazem é um incentivo a mais, com elementos que favoreçam esse resgate”.

Mais “BrincAR LIVRE”
Também fazem parte das propostas de brincadeira livre e contato com a natureza do “BrincAR LIVRE”: a distribuição de materiais impressos e afixação de cartazes com este incentivo em equipamentos públicos municipais e comércios onde há frequência de crianças e de seus cuidadores; a divulgação da campanha em redes sociais institucionais; a distribuição de kits de descobertas, composto por saquinho, folheto e moldura em prisma que incentivam o olhar e ação da criança a observar, interagir e colher elementos naturais; “Arzinho e Arzão”, para que as famílias reservem momentos diários de brincadeira em contato com a natureza, tomando um ‘arzinho’, mas que também reservem período maiores para ir brincar em um parque, para tomar um ‘arzão’; entre outros.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/06/brincar-livre-crianca-feliz-apresenta-videos-com-propostas-de-brincadeiras-e-contato-com-a-natureza/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original