Pela primeira vez, Jundiaí sedia Olimpíada Brasileira de Agropecuária pelos próximos 3 dias

Publicada em 07/09/2022 às 22:08

A noite desta quarta-feira (7) marcou o início da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), que acontece em Jundiaí até o dia 10 de setembro. A abertura foi realizada no Parque Comendador Antônio Carbonari. Essa é a primeira vez que a Olimpíada será realizada no Estado de São Paulo.

“É um prazer receber tantos jovens talentosos em nossa cidade para esta competição. Mas além disso, é uma excelente oportunidade para estimular esses jovens a realizarem pesquisas e trazerem inovações na agropecuária, uma área fundamental para o desenvolvimento do nosso país”, afirma Luiz Fernando.

O evento será realizado na ETEC Agrícola Benedito Storani. O local foi escolhido pela localização privilegiada próxima a grandes Aeroportos Internacionais. Serão recebidas equipes de todo o Brasil, além de Argentina, Paraguai e Uruguai. A competição é organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2010. São esperados em torno de 400 participantes.

Maria Clara Viotto, de 16 anos, é uma das representantes jundiaienses na competição. Ela faz parte da equipe Agro Storani, junto com a Rafaela Menegon e a Giovana Chinarelli, ambas com 16 anos. A equipe está ansiosa para competir pela primeira vez na própria cidade. “Vamos dar o nosso melhor e esperamos ter sucesso. Esta será uma ótima oportunidade para aprender e aproveitar este evento incrível”, revela Maria Clara.

Quem veio de longe para competir foi o Artur Caniçali, de 16 anos, do grupo Made in Mato. Natural de Itapina, no Espírito Santo, ele participa pela primeira vez da competição. “Expectativa de fazer uma boa Olimpíada, além de ter contato com novas pessoas”, argumenta o garoto.

O Gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, esteve presente na abertura. Ele foi o principal responsável por trazer a Jundiaí esta etapa da OBAP. “Jundiaí tem feito uma série de investimentos e costuma trazer inovações para o setor. A nossa expectativa é, além de sediar o evento, buscar tecnologias que ajudem os nossos agricultores no dia a dia”, explica Eduardo.

O coordenador geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli, também se mostrou realizado em trazer a competição para Jundiaí. “Essa será uma grande oportunidade para os estudantes aplicarem os seus conhecimentos e compartilhar vivências em uma cidade tão acolhedora quanto esta. A parceria vai ficar para a história com toda certeza”, avalia.

Ouro em 2021
A equipe jundiaiense composta por alunos do terceiro ano da Escola Técnica Estadual (ETEC) Benedito Storani participou da edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) e voltou com a medalha de ouro após ficar entre as três melhores colocadas na classificação geral do torneio.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/07/pela-primeira-vez-jundiai-sedia-olimpiada-brasileira-de-agropecuaria-pelos-proximos-3-dias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original