Mundo das Crianças recebe exposição da VISAM

Publicada em 09/09/2022 às 16:35

Dengue, zika, chikungunya, carrapatos, morcegos e animais peçonhentos: quem entrar na Casa da Árvore do Mundo das Crianças, neste mês de setembro, não precisa se assustar. Ali, estão em exposição, a partir desta semana, fotos e animais – conservados em vidros – reunidos pela Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) da Prefeitura de Jundiaí. O objetivo é conscientizar a população, em especial as crianças, sobre a prevenção às arboviroses e demais doenças causadas por esses animais.

Equipe da VISAM capacitou os monitores do Mundo das Crianças: oportunidade única

De acordo com o coordenador da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento, esta é primeira vez que o órgão promove uma exposição permanente, por um período maior. “A orientação é a base do nosso trabalho e, por isso, fazemos muitas ações em parceria com as escolas”, conta. Segundo ele, a oportunidade de estar no Mundo, que recebe em torno de 20 mil pessoas por mês, é única. “É muito bom ter um espaço em que podemos falar com mais tempo e propriedade”, avalia.

Mostra fica na Casa da Árvore até o dia 2 de outubro e pode ser visitada de terça a domingo, das 7 às 17 horas

O convite partiu da coordenação do Mundo das Crianças, que solicitou à VISAM a exposição para mostrar as atividades desenvolvidas pela unidade. Os monitores do parque foram capacitados para orientar os visitantes que diariamente visitam o local. “Ainda assim, ao longo do mês, passaremos pela Casa da Árvore para saber como a mostra está caminhando e qual é a reação do público”, diz.

Aprendizado

A dona de casa Patrícia Barbosa do Carmo aproveitou a tarde de sexta-feira (9) para passear com os filhos Gabriel, 14 anos, e Laura, 9 anos, além de amigos, no Mundo e visitar a exposição. “Já viemos ao parque outras vezes e foi bem legal entrar na Casa da Árvore e ver esta mostra. Eles estão impressionados”, disse.

João Pedro e o avô aproveitaram a tarde de sexta-feira para passear pelo Mundo e visitar a exposição: “Gostei mais do morcego e da cobra”, disse João

O aposentado Valdemir Barion levou o neto, João Pedro, de 6 anos, para brincar e conhecer mais sobre os animais peçonhentos. Morador em Itupeva, João ficou curioso ao vê-los de perto. “Gostei mais do morcego e da cobra. Estão no vidro, mas estou com medo”, contou o menino.

A exposição fica na Casa da Árvore até o dia 2 de outubro e pode ser conferida de terça a domingo das 7 às 17 horas (com entrada até as 16 horas). Vale lembrar que, no Mundo das Crianças, o acesso é liberado de terça a sexta; já aos finais de semana, é preciso agendar pelo site www.mundodascriancasjundiai.com.br. Novas agendas abrem todas as segundas, às 12 horas.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/09/mundo-das-criancas-recebe-exposicao-da-visam/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original