Jundiaí Cidade das Crianças: Expressa tem primeiro sábado com programação especial para o público infantil
Publicada em 10/09/2022 às 18:52O sábado (10) foi recheado de atrações para a família toda, especialmente as crianças e seus cuidadores, que aproveitaram durante o dia todo, no Expressa, uma programação cultural gratuita, pelo programa municipal Cidade das Crianças. Foram intervenções, contações de histórias, shows musicais e atividades com a terra, incentivando as brincadeiras ao ar livre e o contato com a natureza. A proposta para o espaço é norteada em 5 eixos, definidos pela letra C: Criança, Cultura, Cidade e Cidadania, Comida e Convivência.
“Buscamos a mudança de comportamento com essas ações do brincar ao ar livre, num movimento mais lento e de desaceleração para as crianças, que são prioridade. Propomos esse novo olhar com os 5 Cs, sendo o da Convivência o que integra todos os outros, dentro da proposta”, ressalta Marcelo Peroni, gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).
A ocupação do espaço tem como proposta inovadora agregar qualidades de parque com o nome Expressa, originado em pesquisas e estudos realizados com pessoas que fazem uso do espaço. O anúncio foi feito durante a reabertura do Museu Ferroviário, que, nos últimos meses, passou por uma revitalização completa, incluindo manutenção do piso, pintura, instalação de iluminação cênica, além da reorganização, higienização do acervo e a montagem de uma exposição inédita.
O nome ‘Expressa’, lembra o gestor, evoca o dinamismo e a tradição ferroviária do espaço, construído a partir do final do século 19 para ser as oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. “Queremos ressignificar o espaço, valorizando e resgatando memórias”, complementou.
Acolhedora, a programação teve até areia de praia, que combinou perfeitamente com o dia de sol e calor. A programação consolidou o pacote de investimentos anunciados na sexta (09), com essa nova definição para o Complexo Fepasa. As atrações integraram o movimento “Slow Kids”, conceito que defende a desaceleração da rotina da criança e a valorização do tempo livre na infância.
Intervenções, oficinas, música e muito mais
As ações ocorreram no jardim frontal do Complexo. A Cia. Contando com Encanto apresentou a sua contação de histórias em dois momentos, de manhã e à tarde. Já o grupo Charanga da Tramp apresentou o seu Cortejo, performance teatral brincante.
Pelo conceito “Slow Kids” foram três intervenções do grupo Loa Terra, para o incentivo ao contato da criança com a natureza. A montagem de um canteiro de ervas aromáticas no local fez sucesso. Também foi realizada a oficina de horta para crianças, com o plantio de verduras e legumes, e a oficina de Sementes Mágicas, propondo o plantio de sementes em recipientes para levarem para casa e cuidar.
Rosangela Jayme, moradora na Vila Bela, levou os netos Arthur, de 6 anos, e Cecília, de 3. “Acompanho a divulgação das programações culturais e gosto demais. Meus netos estão aproveitando muito as atividades, inclusive a visitação do museu. Passamos por vários espaços e a Cecília pediu para participar da oficina de horta”, comentou.
Mônica Galassi, moradora na Ponte São João, aproveitou principalmente o espaço de areia, onde as bolas gigantes de sabão deram mais brilho ao local. “Vim com meu bebê de 1 ano e minha filha de 6. É um espaço que permite explorar novas possibilidades, além da brincadeira em si, dando asas à imaginação. Vamos voltar e participar sempre”, disse a mãe.
Na Sala Jundiaí foi montada a Estação Maritaca, instalação de estúdio de rádio cenográfico para interação e aprendizagem sobre a história do Complexo Fepasa. O show musical de encerramento ocorreu no fim da tarde, com a Banda Beatles para Crianças, que apresentou histórias contadas e cantadas.
Laura de Carvalho Tafarelo, 11 anos, que faz parte do Comitê das Crianças, acompanhou de perto e, com senso de responsabilidade, fez suas considerações. “As ações e, principalmente, a proposta do Expressa acolhem todos os públicos, pois juntamente com as crianças, sempre vêm os pais, avós e amigos. É um ambiente saudável para as pessoas se divertirem, atraindo visitantes de outras localidades, com a oportunidade de conhecerem a história e a cultura da nossa cidade”.
Ao longo do dia, outras intervenções e brincadeiras tradicionais foram disponibilizadas, como as estações de BrincAR Livre na Kombi dos Sonhos, cangas para a realização de piquenique e uma estação interativa da Loa Terra, chamada “De onde vêm os alimentos”.
Também teve destaque a presença do “Homem Refluxo”, performance artística desenvolvida por Peri Pane que, juntando os resíduos dispensados durante a programação em sua capa plástica transparente, trabalha a conscientização dos participantes sobre a produção do lixo e a necessidade dos cuidados com o meio ambiente.
Três gerações presentes (avó, filha e neta), Shirley e Liliane Natal prestigiaram as atividades com a pequena Olívia, de 2 anos. “Somos apaixonadas por tudo que Jundiaí faz. Ter esse espaço maravilhoso para recreação e cultura em geral, além do nosso museu ferroviário, é um privilégio”, enfatizou Shirley.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
Baixe as fotos desta notícia na resolução original