Nova exposição do Museu Ferroviário faz homenagem à história da ferrovia e à contribuição de seus trabalhadores

Publicada em 10/09/2022 às 08:46

Reaberto nesta sexta-feira (09) após sua revitalização completa, com manutenção do piso, pintura, instalação de iluminação cênica, além da reorganização e higienização do acervo, o Museu Ferroviário também apresenta ao público uma nova exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”. Dividida em duas salas, a mostra é dedicada às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

CONFIRA AS FOTOS DA REABERTURA DO MUSEU

A reabertura integrou o anúncio oficial pelo prefeito Luiz Fernando Machado de R$ 6,5 milhões em investimentos no Complexo Fepasa, que ganha a partir de agora um novo conceito de ocupação: agregando qualidades de parque e uma inovação no nome ‘Expressa’ – originado em pesquisas e estudos realizados com pessoas que fazem uso do espaço.

“Este ano comemoram-se os 150 anos da primeira viagem de trem da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que, por conta de uma epidemia de febre amarela em Campinas decide transferir as suas oficinas de locomotivas para Jundiaí, neste local, por conta de sua localização estratégica e clima ameno. Com a reabertura deste Museu, todo revitalizado, fazemos uma homenagem não só a esta memória, mas principalmente, à contribuição de seus trabalhadores e trabalhadoras, neste novo momento do Expressa e de sua ocupação com foco na Cultura, na convivência e na cidadania”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Museu pode ser visitado gratuitamente, de terça a domingo, das 10h às 17h

Logo na chegada ao Museu, o visitante irá se deparar com uma entrada de estação ferroviária, simulada por um balcão de vendas de passagens e de trilha sonora barulhenta, como costumam ser os saguões e plataformas, quando das chegadas e partidas de trens.

Na sequência, o visitante poderá percorrer diversas “estações” temáticas, repletas de documentos, fotos, jornais e objetos vinculados à História da ferrovia, como réplicas de locomotivas, malas e baús, máquinas emissoras de bilhetes, mobiliário das estações, além de outras surpresas, como uma maquete em funcionamento.

A visita continua por estações que retratam a história da locomotiva a vapor, como se espalharam pelo Mundo e no Brasil, até chegar à sua instalação em Jundiaí. Nestes ambientes, a exposição retrata também a importância da ferrovia para o transporte não só de mercadorias, como também de Cultura – uma vez que foi através dela que o futebol chegou ao País e que, em Jundiaí, por exemplo, surgiram Gabinetes de Leitura, como o Gabinete de Leitura; clubes esportivos, como o Clube Jundiaiense, Grêmio C.P., Nacional e o Paulista Futebol Clube.

Em uma das instalações interativas da nova exposição, visitante pode conferir os registros funcionais dos ferroviários em que constam, inclusive, as causas de suas demissões

Em estações interativas, o visitante poderá também ler edições do jornal “Correio Paulistano”, sentado em cadeiras de madeira da sala de espera de uma estação; conferir como eram desenvolvidas atividades como a de um engraxate; e conferir, pelos extintos monóculos, fotos de líderes políticos, como Dom Pedro II, Lênin, Adolf Hitler, Getúlio Vargas e Juan Domingo Perón, que compreenderam a ferrovia como instrumento político e incitaram culto às suas personalidades a partir da imponência dos trens que usavam para se locomover.

Os ambientes finais da exposição dedicam-se a expor os universos das Comunicações e do Trabalho, por meio de objetos como máquinas de escrever, câmeras fotográficas, telefones e centrais telefônicas, além de instrumentos vinculados aos centros de formação profissionais, como o atual Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que, em Jundiaí, teve a sua instalação vinculada à ferrovia.

Assim como os demais equipamentos culturais municipais, o Museu Ferroviário ficará aberto para visitação de terça-feira a domingo, e aos feriados, das 10h às 17h. Para o local, tanto a visitação quanto o estacionamento são gratuitos. O Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760.

Museu conta com um ambiente inteiro dedicado aos universos das Comunicações e do Trabalho, onde se encontra também maquete de ferromodelismo em funcionamento

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/10/nova-exposicao-do-museu-ferroviario-faz-homenagem-a-historia-da-ferrovia-e-a-contribuicao-de-seus-trabalhadores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original