Clínica da Família Hortolândia: medicamentos controlados serão entregues na Unidade de Apoio

Publicada em 12/09/2022 às 08:42

A Clínica da Família e Pronto Atendimento Hortolândia, além de ofertar assistência completa em Atenção Básica e Urgência e Emergência, disponibilizará uma farmácia, na Unidade de Apoio, para o atendimento de moradores das regiões Norte e Nordeste. O complexo de Saúde Hortolândia será entregue pelo prefeito Luiz Fernando Machado na segunda quinzena deste mês.

Estarão disponíveis, junto com os remédios de uso contínuo e eventuais que compõem a Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), medicamentos controlados com prescrição de controle especial, psicotrópicos, insumos para diabetes, além dos medicamentos e insumos do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagismo (PAIT).

“A Clínica da Família é um modelo de Estratégia de Saúde da Família ampliado, mais resolutivo e humanizado. Na Unidade de Apoio serão ofertados os serviços da assistência farmacêutica com o foco na integralidade e equidade do cuidado ao munícipe. A população da região terá a entrega dos medicamentos mais próxima de sua casa e, além disso, a pessoa que faz uso de insulina receberá no local orientação e treinamento para uso de canetas de insulinas, do glicosímetro e insumos. Também serão desenvolvidas ações como Oficinas com Plantas Medicinais, que integram as Práticas Integrativas e Complementares”, informa o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Serão ofertados, na Unidade de Apoio, os serviços da assistência farmacêutica

Atualmente, na Clínica da Família I e II no Novo Horizonte – onde já existe esse modelo implantado – passam, por dia, 330 pessoas em busca de medicamentos. Desse total, em torno de 15% são usuários que utilizam medicamentos psicotrópicos.

“Estamos ampliando um modelo que é premiado nacionalmente, que facilita o acesso da população ao cuidado em saúde. De maneira organizada, temos investido na saúde que é a nossa área prioritária, garantindo atendimento resolutivo, perto da casa das pessoas”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Obra
O prédio, na rua Campinas, terá dois pavimentos, totalizando 1,5 mil m². Foram investidos cerca de R$ 6 milhões para construção.

O pavimento superior será ocupado pela Clínica da Família, que terá 14 consultórios indiferenciados (para médicos, enfermeiros e equipe NASF) , três consultórios odontológicos, sala multiuso, sala de vacina, sala de procedimentos, sala de curativo, sala de atividades coletivas, pós consulta, sala de administração de medicação e inalação, sala de gerência, sala de espera ampla com espaço lúdico infantil, Posso Ajudar, Guardião da Saúde e recepção com seis guichês de atendimento, além de sanitários e salas de apoio como almoxarifado, sala administrativa e DML.

O prédio recebe os ajustes finais para a entrega

No andar térreo ficará o Pronto Atendimento Geral 12h. O local abrigará os aparelhos de diagnósticos (raio-X, eletrocardiograma e ultrassom) e a coleta de análises clínicas, outros cinco consultórios médicos, nove leitos clínicos, dois leitos para isolamento, sala de observação adulto, sala de observação infantil, recepção com sala de espera, sala de classificação de risco, sala de emergência, sala de análises clínicas, sala de procedimentos, sala de curativo, sala de gesso, esterilização, sanitários, e demais ambientes de acordo com a legislação específica.

Já a Unidade de Apoio, localizada na rua Monsenhor Emílio José Salin, agregará todo o amparo logístico às equipes e atividades complementares, como a farmácia. O espaço recebeu R$ 1,6 milhão de investimento.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/12/clinica-da-familia-hortolandia-medicamentos-controlados-serao-entregues-na-unidade-de-apoio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original