ONG Hamburgada do Bem realiza mais uma edição de sua ação solidária, na vila Hortolândia

Publicada em 12/09/2022 às 18:23

A ONG Hamburgada do Bem realizou no último sábado (10) mais uma ação solidária em Jundiaí, como parte de sua programação de atividades culturais, brincadeiras e distribuição de lanches para crianças e jovens. Desta vez a atividade foi realizada no Complexo Esportivo Aramis Polli, na vila Hortolândia, e contou com mais de 455 participantes, de bairros como os jardins Sorocabana e Fepasa, vilas Ana, Comercial e Hortolândia, e Retiro, da área de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Central.

Outras ações como esta já foram realizadas pela ONG no Município, como em abril, no Morada das Vinhas; em junho no Jardim Novo Horizonte; e, em julho, no jardim São Camilo, totalizando, somente em Jundiaí, mais de mil crianças participantes.

Novamente, a realização da atividade contou com parceria intersetorial da Prefeitura: a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) coordenou as inscrições dos participantes e viabilizou transporte, juntamente com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Já a Unidade de Esporte e Lazer (UGEL) disponibilizou a estrutura do complexo esportivo e a Unidade de Promoção da Saúde (UGPS) viabilizou ambulância para emergências. A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) também esteve presente durante as atividades.

Grupo de jovens com toucas, máscaras e luvas, em fileira, manuseando pães em mesa retangular comprida ao céu aberto
Esta foi a quarta vez que a iniciativa veio a Jundiaí (Crédito foto: Edgar Yamao)

“Gostaríamos de agradecer os voluntários da ONG Hamburgada do Bem pelo retorno à cidade e pelo carinho do trabalho que desenvolvem com esta parte da população que é também a faixa em que a rede socioassistencial atua. Mais do que o hambúrguer e as brincadeiras gratuitas, a atividade desse sábado (10) valem como experiência na vida deles pela ocupação dos espaços públicos e criação de vínculo e convivência com seus voluntários”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Para organizador responsável, Fábio Souza, a proposta visa à troca experiências. “O dia da Hamburgada é um dia para que a criança conte as suas histórias, mas também ouça dos voluntários as histórias deles, que podem se tornar uma referência positiva para elas. Vemos as crianças saindo das atividades com o brilho do olhar, não só pelo hambúrguer, que muitas delas comeram pela primeira vez, nem mesmo só pelas brincadeiras, mas por participarem de uma atividade em que todos são iguais, sem preconceitos e sem limitações, para aquelas que têm alguma deficiência física ou autismo, por exemplo”.

Outro destaque, segundo Fabio, é o aumento da adesão dos voluntários. “Em quatro meses de realização em Jundiaí, a Hamburgada saltou de 250 para 350 voluntários. Cada pessoa a mais que se inscreve significa a capacidade de aumentar em dois o número de crianças atendidas. Por isso convidamos os interessados a conferir o nosso site e ver como participar. Em outubro, mês da criança, realizaremos em Santo André uma edição especial para marcar os sete anos da iniciativa e a edição número 200. Mas no dia 05 de novembro devemos voltar a Jundiaí e por isso convidamos a todos da região para participar”.

A Hamburgada do Bem iniciou suas atividades em Guarulhos (SP) em outubro de 2015 e, desde então, já atendeu mais de 100 mil crianças e mobilizou mais de 40 mil voluntários em suas edições, tanto em Municípios paulistas, como na capital, Ribeirão Preto, Barueri, Campinas, Avaré e Osasco, além dos Estados do Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul, e em outros países da América Latina, como Paraguai, Argentina, Uruguai e Panamá.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/12/ong-hamburgada-do-bem-realiza-mais-uma-edicao-de-sua-acao-solidaria-na-vila-hortolandia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original