Agenda cultural do fim de semana traz a Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), exposições e atrações para o público infantojuvenil

Publicada em 16/09/2022 às 07:42

Neste fim de semana, um dos destaques da Agenda Cultural é a 3ª edição da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), cuja estreia está marcada para este sábado (17), na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot.

A programação do dia de abertura traz, às 10h, a cerimônia oficial; às 11h tem a mesa sobre Literatura Afrobrasileira, com o premiado autor do romance “Marrom e Amarelo”, o escritor Paulo Scott; às 13h30 tem a apresentação artística “Cantos e Contos Ancestrais”, com a Cia. Oya Ô, um mergulho na história ancestral do povo africano cantando e contando a história de Dandara dos Palmares; já às 15h é a vez da mesa “Mulheres escritoras”, com a escritora Miriam Alves; e para as 17h está programada a apresentação artística de encerramento, com o Coral Afro Griô, do Clube 28 de Setembro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 3ª FLIJ

A programação segue no domingo (18). Às 10h será realizada a mesa sobre participação indígena no processo de formação do Brasil, com o autor indígena Daniel Munduruku. Às 13h tem a mesa sobre Literatura Fantástica, com o escritor André Vianco. Na sequência, às 15h, é a vez da mesa com BookTubers Andrea Bistafa, do canal Fundo Falso, e Mell Ferraz, do canal Literature-se. E para encerrar a programação do dia, às 17h, a Banda Brasil in Conserto faz a apresentação artística de encerramento.

A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

CONFIRA AS FOTOS DA 3ª FLIJ

Programação da FLIJ vai até o domingo (25), com atrações gratuitas

Exposições
Um dos destaques desta programação é a exposição “Ferrovias… muito além dos trilhos”, montada para a reabertura do Museu Ferroviário. Dividida em duas salas, a mostra é dedicada às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

O Museu fica no Espaço Expressa, novo nome do Complexo Fepasa, que ganha investimentos e um novo plano de ocupação, baseado em eixos definidos pela letra C, que são: Cidade e Cidadania, Comida, Criança e, obviamente, Cultura, todos eles reunidos no eixo Convivência.

O Museu Ferroviário ficará aberto para visitação de terça-feira a domingo, e aos feriados, das 10h às 17h. Para o local, tanto a visitação quanto o estacionamento são gratuitos. O Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760.

Outras exposições inéditas em Jundiaí também podem ser conferidas com entrada gratuita.

Quem for à Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, tem até o dia 27 de setembro para conferir a exposição “Ferida aberta”, em que o artista Tiago Arlindo (Vulgoxis) propõe, por meio de pinturas, uma reflexão sobre a discriminação racial no Brasil e o reconhecimento das contribuições das culturas africana e afro-brasileira.

A Galeria de Arte fica anexa ao Teatro Polytheama, na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 10h às 13h. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Já na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, o visitante poderá conferir três exposições, com duração até o dia 25 de setembro.

“Além do Visível” traz as reflexões de Mariana Morishita sobre como a fotografia pode ser utilizada para manipular e construir histórias. Já “Patrimônio em Xeque#”, de Isabela Moreno, traz ceramistas e suas criações em superfícies de lajotas de argila queimada, fazendo uma ilusão à dimensão identitária da produção artística. E “Corpes Prováveis”, de Bella Tozini, tem classificação indicativa para maiores de 16 anos.

Quem for à Biblioteca, além da programação da 3ª FLIJ, o visitante poderá conferir também a exposição “Fluindo com os Anjos”, da artista Ju Le Fer, na Galeria Jundiaí de Exposições.

Fábrica das Infâncias Japy
Neste sábado (17), às 10h30, a apresentação marcada é o “O Sapato do Palhaço”, em que a Grifo Teatro trata, de forma cômica e divertida, da importância da higiene pessoal. Com duração de 20 minutos, o espetáculo teatral narra a história de um palhaço que há muito tempo não toma banho e que, ao resolver sair em uma grande aventura com seus amigos, acaba entrando em muitas confusões devido ao seu mau-cheiro.

Já no domingo (18), também às 10h30, a Trupe Pling! apresenta o seu “Circo Parque”, espetáculo interativo com números circenses, de teatro, música, poesia, malabarismo, equilíbrio, palhaçaria, acrobacias e dança. Com 45 minutos de duração, o espetáculo traz três artistas da trupe que, com suas maletas mágicas, resgatam a arte milenar do circo para o público e o convida para participa de seu “grand finale”.

Além das atrações, a criançada pode brincar nas instalações da Fábrica e conhecer seu Parque Naturalizado, estrutura que aproveita elementos como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras para incentivar o contato com a natureza e o brincar livre, pela iniciativa BrincAR LIVRE.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. De terça a sexta-feira, o espaço fica aberto das 9h às 17h. Já aos sábados, domingos e feriados, permanece aberto das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Teatro Polytheama
Já nesta sexta-feira (16), às 20h, o palco do Polytheama recebe a cantora Fernanda Porto em seu show “Alma Acústica”, pela 2 Tempos Produções. Com classificação livre e duração de 902 minutos, o show de Música Popular Brasileira tem entrada gratuita. A distribuição de até dois ingressos por interessado será feita tanto pela plataforma Sympla quanto na bilheteria do teatro.

Já no sábado (17), também às 20h, é a vez do espetáculo de humor “Noi que é pobre”, com Cleber Rosa, numa produção da Teatro GT. Com duração de 70 minutos, o espetáculo tem ingressos para todos os setores no valor de R$60,00, com descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla.

E no domingo (18), às 16h, é a vez da matinê de “A Borboleta sem Asas – O Musical Infantil”, com o grupo Trapiche. Os ingressos para a plateia e frisas têm valor de R$ 50,00, com descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Solar do Barão
Neste sábado (17) e domingo (18), quem estiver passando pelo Centro poderá aproveitar, das 10h às 17h, para visitar os jardins do Solar do Barão e conferir suas plantas e flores, além do seu jardim japonês, espaços de descanso sob a sombra dos pergolados e as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, como a casa na árvore, os brinquedos de madeira e as pinturas de chão.

Já o Museu Histórico e Cultural, instalado no edifício histórico tombado, segue fechado para a montagem de nova exposição.

O Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

Pracinha da Cultura
Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), a programação cultural começa já na sexta-feira (16), às 19h, com a sessão gratuita de cinema pelo projeto Super Tela. O filme desta semana é a comédia “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas e estão disponíveis 40 lugares, preenchidos por ordem de chegada.

A Pracinha da Cultura fica na Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110, onde também seguem em andamento as oficinas culturais gratuitas que integram sua programação normal.

Em diversos espaços culturais, como a Fábrica das Infâncias Japy, os visitantes podem conferir instalações do programa municipal Cidade das Crianças

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/16/agenda-cultural-do-fim-de-semana-traz-a-festa-literaria-de-jundiai-flij-exposicoes-e-atracoes-para-o-publico-infantojuvenil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original