Rede municipal de Jundiaí é a única do Brasil selecionada para evento internacional

Publicada em 18/09/2022 às 08:02

Jundiaí foi escolhida para apresentar, em evento internacional que mostrará abordagens bem-sucedidas e estratégias para tornar os jardins das escolas mais verdes, a experiência do Desemparedamento da Escola, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE) – dentro do programa Escola Inovadora. Sendo a única rede de ensino do Brasil, também participam organizações de todo o mundo, como a UNESCO Paris, a Comissão Alemã para a UNESCO, a Bangladesh/Cardiff University, o movimento Quintais Brincantes, a Fundação Pátio Vivo do Chile e a Evergreen/Climate Ready Schools do Canadá.

O evento “Global Lessons on Greening School Grounds & Outdoor Learning”, organizado pela Children & Nature Network – instituição que visa engajar líderes e profissionais de todo o mundo e apoia uma agenda de ação global para garantir que todas as crianças e comunidades tenham acesso a terrenos escolares verdes e aprendizado ao ar livre -, será ao vivo e terá 24 horas de duração, com início neste domingo (18). O projeto da UGE será apresentado na segunda-feira (19), às 11h, pelo prefeito Luiz Fernando Machado e pela gestora de Educação, professora Vastí Ferrari Marques. Ao todo, serão 24 lives com transmissão pelo Facebook da instituição e pelo Instagram do Escola Inovadora.

Concomitante as lives, as lideranças mundiais da ONU estarão reunidas em Nova York para celebrar o 75º aniversário da Convenção de Salzburg que trata dos benefícios das escolas verdes e oferece oportunidades para abordar questões relacionadas às mudanças climáticas e à resiliência.

O Desemparedamento da Escola trouxe inovação e resulta em educação de qualidade.

Referência
Desde 2020, Jundiaí se tornou referência nacional com o Desemparedamento da Escola, que preconiza que as crianças da rede municipal de ensino desenvolvam atividades com e na natureza, ao ar livre e em espaços abertos e arborizados dentro da própria escola e também fora dela como nas praças dos bairros, nos Complexos Esportivos e no Mundo das Crianças. O projeto está alinhado com a preocupação da Organização Mundial da Saúde, que tem alertado para os perigos das doenças que passaram a ser comuns entre crianças como: sedentarismo, obesidade, diabetes, entre outras.

“A cidade já pensava em políticas públicas para a infância a partir da integração de diversos setores, por meio do nosso Programa Escola Inovadora e também do Programa “Criança e Natureza” do Instituto Alana, desenvolvido no Município em parceria com a Prefeitura. Diante do cenário instalado pela pandemia de Covid-19, aceleramos a busca por novas iniciativas e desenvolvemos um novo olhar para pensar o ensino e a aprendizagem, levando em conta a potência das infâncias e dos educadores, e considerando que a experiência que passa pelo corpo, permanece por toda a vida. O projeto que adotamos ganhou destaque na imprensa nacional e está sendo também levado para fora do País como uma experiência exitosa”, destaca Vastí.

O Mundo das Crianças, os parques e os Centros Esportivos são locais de aprendizagem

Concurso
A Children & Nature Network escolheu os participantes para as lives a partir de um concurso, em que participaram 250 instituições, com universidades, instituições públicas e privadas, e ONGs do mundo. Das 13 práticas selecionadas, três foram consideradas as mais completas ao dialogar com os eixos: Brincar, Saúde e Bem-Estar; Resiliência Climática e Biodiversidade; e Engajamento da Comunidade e Educação. O Desemparedamento da Escola é uma delas.

“O Desemparedamento da Escola une dois movimentos adotados pelo Município: ser a cidade das crianças e inserir as crianças em ambientes preservados de natureza. É um projeto que trouxe inovação em um momento difícil, de pandemia, e que resulta em educação de qualidade. É uma experiência importante e que deve ser compartilhada. Essa participação, em um evento com grandes instituições ligadas ao tema, também vem ao encontro da proposta de internacionalizar Jundiaí”, enfatiza o prefeito Luiz Fernando Machado.

A Prefeitura, além do convite para o evento, também recebeu da organização mil dólares, que serão destinados para a aquisição de brinquedos naturalizados. Um vídeo da UGE também será disponibilizado no site da Children & Nature Network.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/18/rede-municipal-de-jundiai-e-a-unica-do-brasil-selecionada-para-evento-internacional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original