Em live, Jundiaí mostra ao mundo como é na prática o Desemparedamento da Escola

Publicada em 19/09/2022 às 17:38

O prefeito Luiz Fernando Machado e a gestora de Educação, professora Vastí Ferrari Marques, apresentaram ao vivo e para o mundo, nesta segunda-feira (19), o Desemparedamento da Escola, desenvolvido em toda a rede municipal de ensino, dentro do Programa Escola Inovadora. Jundiaí é destaque entre os participantes do “Global Lessons on Greening School Grounds & Outdoor Learning”, organizado pela Children & Nature Network.

A transmissão foi feita da EMEB Aparecida Merino Elias, no bairro Medeiros. Foram apresentados exemplos de espaços que possibilitam com que as crianças aprendam com e na natureza, como a horta da escola, o bosque, o parque naturalizado, o pátio, as áreas com animais como coelhos, tartarugas e galinhas.

O prefeito Luiz Fernando Machado e a gestora Vastí elencaram os benefícios do Desemparedamento da Escola

“Jundiaí é referência no cuidado com as crianças, ao considerar a importância dos anos iniciais e ao priorizar o brincar e o contato com a natureza para o desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor. O Desemparedamento da Escola não somente favorece o aluno pedagogicamente, como desenvolve o ser humano. É um modelo replicável e é importante mostrar isso para o mundo, na prática”, destacou o prefeito Luiz Fernando.

Com duração de 24 horas, o evento internacional foi iniciado domingo (18) e reúne instituições como a UNESCO Paris, a Comissão Alemã para a UNESCO, a Bangladesh/Cardiff University, o movimento Quintais Brincantes, a Fundação Pátio Vivo do Chile e a Evergreen/Climate Ready Schools do Canadá. As lives ocorrem ao mesmo tempo em que lideranças mundiais da ONU celebram, em Nova York, o 75º aniversário da Declaração de Salzburg, que trata dos benefícios das escolas verdes e oferece oportunidades para abordar questões relacionadas às mudanças climáticas e à resiliência.

Várias possibilidades de interação com o verde foram mostradas

“Esse é um momento importante para a história da educação do Município. Estamos levando para fora das paredes das nossas escolas, para outros territórios, um trabalho desenvolvido em todas as EMEBs, que valoriza as possibilidades de interação com o verde para que nossos meninos e meninas aprendam mais e melhor”, ressaltou Vastí.

A live está disponível no Instagram da Escola Inovadora e nas redes sociais da Children & Nature Network.

Na EMEB Aparecida Merino, as crianças aprendem na horta, no bosque e no pátio

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/19/em-live-jundiai-mostra-ao-mundo-como-e-na-pratica-o-desemparedamento-da-escola/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original