Programação gratuita da 3ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) segue com mesas temáticas e apresentações artísticas

Publicada em 19/09/2022 às 11:32

Com mesas temáticas, apresentações musicais e teatrais, intervenções poéticas, sarau, feira literária e até uma parada de “cosplay”, a 3ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) segue com programação gratuita até este domingo (25).

Com participação gratuita, as atrações programadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) serão realizadas tanto na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, no Complexo Argos, quanto na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), no Centro, e na biblioteca da Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana.

CONFIRA AS FOTOS DA 3ª FLIJ

Abertura da 3ª FLIJ foi na Biblioteca Municipal, onde programação gratuita segue ao longo da semana

Programação
Nesta segunda-feira (19), a Biblioteca Municipal recebe, às 18h30, a vivência “Acervos Bibliodiversos em Bibliotecas”, com Luan Vitor.

Já nesta terça-feira (20), às 17h, na Pracinha da Cultura do Vista Alegre, está programada a apresentação da peça teatral “O São João dos Mamulengos”, da Cia. O que de que; e às 18h30, na Biblioteca Municipal, a mesa temática “Corpos LGBTQIAPN+”, com a escritora Amara Moira e mediação de Jéssica Balbino.

Na quarta-feira (21), às 18h30, a Biblioteca Municipal recebe a mesa temática “Dramaturgia, roteiro e literatura: que escrita é essa?”, com a doutora e mestre em artes cênicas, jornalista, dramaturga e escritora Paula Autran, e mediação de Caroline Ferreira.

Já na quinta-feira (22), a Praça Governador Pedro de Toledo tem, ao longo do dia, das 10h às 18h, uma feira literária com autores locais; e a intervenção poética “Chuva de Poemas”, com a Cia. Griffo Teatro, em dois horários, às 12h e às 18h.

No mesmo dia, às 17h, a Cia. Contando com Encanto apresenta o seu cordel e oficina de xilogravura, na Pracinha da Cultura do Vista Alegre; e às 18h30, o escritor Ferréz faz, com mediação de Hildon Vital de Melo, a mesa temática “A riqueza literária presente nas periferia”, na Biblioteca Municipal.

Na sexta-feira (23), a Praça Governador Pedro de Toledo volta a ter a feira literária e a intervenção da Cia. Griffo Teatro nos mesmos horários do dia anterior. E a Biblioteca Municipal tem, às 18h30, o sarau “Poesia, ato de transcendência: Grito, versos inversos”, com curadoria da escritora jundiaiense Mara Lígia Biancardi e participação de autores de diversas linguagens.

Para o encerramento da 3ª FLIJ, a programação do fim de semana traz para a Biblioteca Municipal, tanto no sábado (24), quanto no domingo (25), feira de livros com expositores, recreação infantil, gastronomia, artesanato, além de brincadeiras literárias e jogos.

No sábado (24), a Biblioteca Municipal tem ainda, às 11h, um bate-papo sobre as criações literárias para crianças, com o autor Ilan Brenman e mediação de Jéssica Balbino; às 13h, o workshop “Vamos escrever um diário? Os primeiros passos na construção do escritor”, com Eliane Diana e Márcio Martelli; às 15h, a palestra “A formação do leitor na era digital”, novamente com Ilan Brenman e mediação de Jéssica Balbino; e às 17h a apresentação de “Os marinheiros”, peça livremente inspirada no texto “Pluft, o Fantasminha”, da autora Maria Clara Machado, com a Cia. Grifo de Teatro.

E, no domingo (25), para encerrar a programação, as atrações na Biblioteca Municipal serão, às 10h, a abertura da exposição “Revista Japy, HQs do coletivo JundComics” e a roda de conversa sobre o universo literário presente nas histórias em quadrinhos, com Rafael Calça e Vinícius Velo, e mediação de Ede Galileu; às 12h30, palestra sobre a construção de narrativa no jogo de RPG; às 15h, concurso de Cosplay, sob o comando do Coletivo JundComics; e às 17h, o show de encerramento, com a banda Still Folk.

Confira os detalhes da programação da 3ª FLIJ

A 3ª FLIJ é uma realização da UGC, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Jundiaí (CMPC) e promoção da Cultura – Fundação Padre Anchieta e da TVTEM.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/19/programacao-gratuita-da-3a-festa-literaria-de-jundiai-flij-segue-com-mesas-tematicas-e-apresentacoes-artisticas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original