Da teoria à pratica, cursos do Fundo Social preparam os alunos para o mercado de trabalho

Publicada em 20/09/2022 às 10:00

Foi pensando em abrir o próprio negócio que Maria Ilza de Sousa Cruz fez a pré-inscrição e garantiu uma das vagas para o curso de Garçom. Aos 57 anos, esta é a terceira capacitação gratuita que a aposentada participa, no Fundo Social. “Já conclui Auxiliar de Cozinha e dois workshops gastronômicos, um de salgado e outro de doces para festa. Agora, quero aprender as técnicas e os procedimentos para servir bem”, explicou.

Já o Luis Felipe dos Reis trabalha em uma empresa como auxiliar de logística. Mas é aos finais de semana que o jovem, de 25 anos, vê a oportunidade de reforçar a renda. Aos sábados e domingos, ele atua como freelancer em uma choperia e, também, numa pizzaria da cidade. “Pelo menos por enquanto, eu não penso em mudar de área profissional, mas o segmento da gastronomia tem me ajudado bastante. Por isso, procurei o curso no Fundo Social para aprender a teoria, uma vez que a prática eu adquiri diretamente nos locais onde eu presto serviço”, contou ele.

Durante a aula prática, o estabelecimento se transforma em um verdadeiro laboratório para os alunos.

O aprimoramento e o aperfeiçoamento da técnica também despertaram o interesse na Carolina Fernandes, de 20 anos. A jovem trabalha no setor há seis anos e há quase dois é funcionária de um estabelecimento, localizado num shopping da cidade: “Apesar de ser da área, estou adorando a capacitação oferecida pelo Fundo Social. Em pouco tempo de curso, já aprendi diversas coisas importantes e necessárias. Também repassei aos colegas do meu trabalho com o objetivo de melhorar a nossa forma de servir. O que eu mais gostei, até o momento, foi sobre a arrumação das taças e copos”.

Carolina já trabalha na área e buscou o curso para aprimorar os conhecimentos.

O tratamento que o garçom oferece ao cliente é um dos diferenciais para o sucesso da empresa. “O Fundo Social de Jundiaí tem a preocupação e o cuidado de oferecer capacitações gratuitas que estejam em consonância com as necessidades do mercado de trabalho. Este curso é uma prova disso, pois atende a uma demanda do segmento de bares e restaurantes, que busca profissionais qualificadas para exercer esta função”, afirmou a primeira-dama Vanessa Machado, presidente do Funss.

Além da teoria passada na sede do Fundo Social, dentro do Parque da Uva, o cronograma conta também com encontros práticos. Para isso, a parceria com o The Champions Sports Bar foi fundamental. “Aqui, o estabelecimento se transforma em um verdadeiro laboratório, onde os alunos podem vivenciar o que é visto em sala de aula”, detalhou o professor William Estevão.

Ao encontro disso está também o curso de Camareira, que tem o apoio do Hotel Ibis Budget. Com a retomada do aquecimento do setor de hotelaria, a capacitação é uma grande oportunidade de aprendizado para homens e mulheres. “Os alunos aprendem desde o envelopamento da cama, a maneira correta de higienizar peças até a preparar e preencher formulários de controle das empresas”, explicou. Mas o conhecimento não para por aí. “Eu sempre gosto de reforçar que a dedicação e o empenho são as ferramentas para os profissionais conquistarem postos mais altos, como supervisores de andares, governantas e até gerente geral”, concluiu o professor.

Em aula prática no hotel, participantes recebem todas as instruções sobre hospitalidade.

A transformação por meio da formação profissional é a vocação do Fundo Social, em Jundiaí. Desde 2017, mais de 24 mil vagas gratuitas já foram disponibilizadas em cursos gratuitos. “O conhecimento é o caminho que modifica a realidade das pessoas e fortalece as famílias que vivem aqui. Não medimos esforços para oferecer o que há de melhor para a população que, assim como nós, acredita que a boa formação é fundamental para conquistar novas oportunidades”, afirmou Vanessa

A sede do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí fica localizada dentro do Parque da Uva. O acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações: (11) 4589-6319, 4589-6320 e 4589-6322.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/20/da-teoria-a-pratica-cursos-do-fundo-social-preparam-os-alunos-para-o-mercado-de-trabalho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original