‘Live: Espaço Cultura’ desta quarta (21) traz mais apresentações das propostas selecionadas de artistas locais

Publicada em 21/09/2022 às 09:19

Para esta quarta-feira (21), a “Live: Espaço Cultura” – transmissão on-line realizada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) com informações, orientações e instruções sobre editais – traz ainda as apresentações de outras cinco das mais de 200 propostas artísticas selecionadas pelos editais de 2021 da lei de emergência cultural Aldir Blanc.

As propostas, nas mais diversas linguagens artísticas, como Música, Patrimônio, Artes Visuais, Audiovisual e Arte Urbana, serão apresentadas após a mediação do diretor do Departamento de Cultura, João Carlos De Luca, sobre os temas da live.

A “Live: Espaço Cultura” é transmitida a partir das 16h, nos canais da UGC no Facebook e YouTube.

Programação
A apresentação on-line começa com a proposta de Música da artista Mariana Pilotto Reis, que traz, em sua performance “Violão instrumental: um olhar histórico”, um registro audiovisual de uma apresentação instrumental de violão, na qual o repertório escolhido segue uma linha cronológica que vai da Renascença à música de seresta brasileira, caminhando por vários cenários históricos e linguagens, como a erudita, popular e do violão brasileiro.

Na sequência, pela categoria Patrimônio Histórico e Cultural, Mestre Mostarda, como é conhecido o capoeirista Ubirajara Castro, em “Iúna para os mestres da Capoeira”, canta e explica as tradições da capoeira e do berimbau, um ícone desta arte e que, além de sua sonoridade particular, sintetiza muitos de seus aspectos e canta as memórias e reverências às tradições e aos mestres.

Na categoria Artes Visuais, a apresentação da semana fica por conta de “O não-filme: o tempo que a tela não mostra”, em que Letícia Nogueira apresenta ao espectador os tempos cotidianos, os tempos dilatados das ações e dos afazeres, que não vão para as obras e produtos audiovisuais.

Como Audiovisual, a proposta da semana é a de Pietra Souza, que, em “Poesia em movimento”, “stop motion” que narra a solidão de uma árvore que observa a movimentação dos pássaros, enquanto ela nunca pode sair do lugar, senão perderia suas raízes e morreria, e, que, por conta de sua condição, observa e deseja ardentemente poder se aventurar pelo mundo.

E para finalizar, esta edição da “Live: Espaço Cultura” traz a proposta de Arte Urbana de Jamaira Pacheco, que, em “Sete Gerações”. Inspirado na poética de Alícia Márquez, a apresentação retrata o processo de criação artística a partir de uma pintura em mural da cidade – a Galeria de Arte Pública G9 -, desde o passo a passo do esboço à pintura na parede e a reação do público, de uma obra que retrata a imagem de uma mulher que, enquanto carrega um grande tecido que protege, reflete sua jornada e a força de sua ancestralidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/21/live-espaco-cultura-desta-quarta-21-traz-mais-apresentacoes-das-propostas-selecionadas-de-artistas-locais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original