Crianças da rede municipal participam de atividades lúdicas e interativas sobre mobilidade urbana

Publicada em 22/09/2022 às 14:48

Os alunos do grupo 05 da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Ruth Carturan Wiemann, no Jardim Tarumã, participaram, na manhã de quarta-feira (21), de uma atividade diferente no pátio da escola. Com a participação de socioeducadores, os alunos puderam brincar, aprender e expressar suas opiniões e reações sobre mobilidade urbana e planejamento.

A atividade integra a implementação no Município dos conceitos da iniciativa Urban95, por meio de parceria da Prefeitura com a Fundação holandesa Bernard van Leer. O projeto de escuta e percepção da população sobre o tema está sendo realizado tanto nesta escola, quanto na Emeb Deodato Janski, também localizada no Jardim Tarumã, por equipes do Instituto Corrida Amiga, parceiro contratado para a atividade pelo Ateliê Navio, também envolvido na implementação de conceitos da Urban95, como a idealização da Fábrica das Infâncias Japy.

“Esta ação no Jardim Tarumã e na região do Jardim São Camilo é mais uma etapa do trabalho de escuta e sensibilização da comunidade sobre o tema, trabalho esse iniciado na Vila Arens, no entorno da Japy, e que será estendido para outros pontos da cidade, como o Jardim Novo Horizonte”, explicou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, um dos porta-vozes da Prefeitura para os temas do programa Cidade das Crianças.

Início das atividades contou com apresentação sobre conceitos de mobilidade urbana sustentável

Uma das turmas participantes foi a da professora Viviane Tamae. Após uma apresentação inicial sobre conceitos de mobilidade urbana sustentável, os alunos brincaram em duas instalações lúdicas. A primeira delas foi o Twister da Mobilidade, em que as crianças tinham que posicionar seus pés e suas mãos sobre desenhos sobre tapete no chão, em resposta a perguntas como: quais as formas de locomoção que não poluem? Qual a sua brincadeira favorita no parquinho? Como atravessar a rua com segurança?

Já no Circuito do Pedestre, a segunda instalação lúdica, a criançada pôde percorrer circuito com cordas, argolas, amarelinhas e piso tátil, estações educativas, como a Estação Calçada Cilada (que simula buracos, desníveis e obstáculos que encontram na rua, para poderem refletir se as calçadas são amigas das pessoas), a Estação Semáforo e Faixa de Pedestre e a Estação Acessibilidade.

Um dos participantes foi Gabriel Paulino, de seis anos. “Hoje eu aprendi sobre a importância de prestar atenção no semáforo e nos carros, principalmente quando estou andando a pé na rua”.

No Twister da Mobilidade, Gabriel se equilibrou para dar as respostas ao questionário

Já Ana Beatriz Silva, também de seis anos, também compartilhou suas impressões sobre o tema. “Aqui para a escola eu geralmente venho a pé. Meu pai só me traz de carro quando está muito calor ou chovendo. De vez em quando também ando de ônibus, para ir ao Parque da Cidade e ao Mundo das Crianças. Lá tem um escorregador gigante e brinquedos com água”, comentou a aluna, que elegeu como favorita a Estação Acessibilidade do Circuito.

Mais atividades
Além da intervenção de escuta das crianças, os socioeducadores do Instituto Corrida Amiga realizaram nessa quarta-feira (21), nos horários de entrada e saída dos alunos, a escuta também de seus pais e demais cuidadores, apresentando as iniciativas já em curso pela Prefeitura sobre o tema.

Já nesta sexta-feira (23), os alunos participantes das atividades internas da Emeb irão realizar Bondes a Pé (caminhadas em grupo pelo bairro), que tem como objetivos estimular as percepções sobre o espaço público, colocar em prática aprendizados vivenciados na experiência interna, além de chamar a atenção para as texturas e os sons da cidade, arborização, aspectos e elementos de acessibilidade e a existência de lugares para brincar.

Na semana passada, as equipes já haviam iniciado no bairro um trabalho de campo, para a realização de medições da qualidade do ar local, do espaço público e para conversar com visitantes e comerciantes locais. 

De todas as atividades, a preferida de Ana Beatriz foi a Estação Acessibilidade do Circuito do Pedestre

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/22/criancas-da-rede-municipal-participam-de-atividades-ludicas-e-interativas-sobre-mobilidade-urbana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original