Feira com autores locais e intervenção artística levam a 3ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) até a Praça da Matriz

Publicada em 22/09/2022 às 18:15

Quem passou pela Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), no Centro, nesta quinta (22) pôde prestigiar e se surpreender com intervenções da 3ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), que seguem também ao longo desta sexta-feira (23), das 10h às 18h.

Em estrutura coberta, a programação traz para o local a Feira Literária com autores locais, com exposição e venda dos trabalhos feitos pelos autores. Entre os expositores – com trabalhos como romances policiais, realismo fantástico, obras infantis e infantojuvenis, poesias, romances históricos, novelas de terror, coletâneas, quadrinhos, adesivos e poemas materializados – estão Fathima Coelho, George André Savoy, Gabizine, Hermínia Balbuena, Julia Heimann, Liege Esteves, Mara Lígia Biancardi,Nando Nogueira, Neusa Silvestre, Podre Flores, Ricardo da Cunha Mello, Rogério Coelho, Thiago Marquini Machado, Tuka Vilhena.

CONFIRA AS FOTOS DA 3ª FLIJ

Feira segue na Praça da Matriz até esta sexta (23), das 10h às 18h

Já pela praça, nos dois dias, sempre às 12h e às 16h, a Cia. Grifo Teatro apresenta a “Chuva de Poemas”, intervenção artística e musical que consiste na oferta e declamação, aos participantes, de poema retirado de uma máquina inspirada nos antigos realejos e no segmento “steampunk” da ficção do escritor Júlio Verne.

Um dos que se surpreenderam com a máquina da “Chuva de Poemas” foi o pedreiro Francisco de Souza Júnior, de Várzea Paulista, mas de passagem pelo Centro de Jundiaí para ir à loja de sua operadora de telefonia. “Eu estava passando por aqui e isso me chamou a atenção. Gosto muito de ler. Sou um bom leitor de textos bíblicos e a leitura me interessa, por isso achei inspirador”.  

A 3ª FLIJ é Uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Jundiaí (CMPC) e promoção da Cultura – Fundação Padre Anchieta e da TVTEM.

Um dos que se surpreenderam com a máquina da “Chuva de Poemas” foi Francisco de Souza Júnior

Segundo o diretor do Departamento de Cultura da UGC, João Carlos De Luca, o objetivo da feira é criar um espaço para que os autores locais possam divulgar seus trabalhos. “Este é um espaço que a FLIJ abre para esses escritores e escritoras. E quem não conseguir prestigiá-los no Centro, tem ainda o sábado (24) e domingo (25) para acompanhar a feira na Biblioteca Municipal, onde, além desses autores irá participar a Livraria Leitura, que é patrocinadora desta edição da FLIJ”.

Mais FLIJ
A programação da FLIJ segue até domingo (25), com diversas atrações, como mesas temáticas, feira literária com autores locais, intervenção poética, apresentação de Cordel, oficina de xilogravura, sarau, workshop, palestra, apresentação teatral, recreação no espaço infantil, jogos, brincadeiras literárias, e até mesmo uma parada Cosplay.

Além da Praça da Matriz, a programação traz ações gratuitas na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (Complexo Argos) e também na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes).

Os detalhes da programação podem ser conferidos no hotsite da 3ª FLIJ.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/22/feira-com-autores-locais-e-intervencao-artistica-levam-a-3a-festa-literaria-de-jundiai-flij-ate-a-praca-da-matriz/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original