Jundiaí inicia atualização do Plano Municipal de Segurança Pública

Publicada em 22/09/2022 às 20:52

A Prefeitura de Jundiaí iniciou, na manhã desta quinta-feira (22), os trabalhos para atualização do Plano Municipal de Segurança Pública, através da contratação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, instituição de renome com diversos trabalhos realizados no setor. Em um primeiro momento será realizada uma pesquisa diagnóstica da situação da segurança na percepção do cidadão, além de entrevistas com todos os órgãos municipais ou de outras esferas de governo que, direta ou indiretamente, contribuem ou são afetados pela política de segurança no município.

Esses insumos servirão para o desenvolvimento do novo Plano Municipal de Segurança Pública, que ainda passarão em audiência pública antes de sua aprovação. Vale ressaltar que, segundo dados de 2019 do Atlas da Violência, Jundiaí ocupa o posto de 6ª cidade mais segura do país, no entanto, sofre com as pressões comuns a todo o setor, tendo em vista como a segurança é exercida em nosso país, segundo a Constituição Federal.

O encontro aconteceu no 8º andar do Paço Municipal e contou com a presença do Prefeito Luiz Fernando Machado, o Vice-Prefeito Gustavo Martinelli, os gestores de Governo e Finanças, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Saúde, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, Mobilidade e Transporte, Segurança Pública, Casa Civil, CIJUN, Guarda Municipal, Gabinete de Gestão Integrada Municipal, além de vereadores e membros da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil, CDP, GAC, Corpo de Bombeiros e Conselhos Comunitários de Segurança de Jundiaí Leste e Japi (Conseg).

Prefeito Luiz Fernando Machado destacou a intersetorialidade como um modelo fundamental de segurança pública

“Desde o começo da nossa gestão, definimos a segurança como sendo prioridade e demos protagonismo para os responsáveis. Jundiaí trabalha diariamente para melhorar os equipamentos, trazer tecnologia e integrar as forças municipais e estaduais para melhor atender a nossa população. Além disso, os nossos investimentos nas crianças vão promover, a longo prazo, uma sociedade mais igualitária e segura para todos”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Para o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a atualização resultará em um novo Plano Municipal de Segurança, elaborado com a participação de todos. “Desta forma, alcançaremos maior efetividade da política pública e intersetorialidade, e consequentemente, melhores resultados. Como segurança é prioridade para o governo, estamos fazendo investimentos de mais de R$ 60 milhões no setor, para integrar e melhorar os serviços de urgência e emergência da cidade. O novo plano impactará positivamente nosso município. Nós vamos fortalecer as estruturas da Guarda Municipal para oferecer maior sensação de segurança ao cidadão. E a política da Infância também será impactada no médio prazo”, comenta Parimoschi.

“Esta atualização no plano vai ao encontro dos anseios da população de ter mais segurança nas ruas”, comenta o Vice-Prefeito Gustavo Martinelli. “Garantir o fortalecimento das instituições e a interação entre os entes federativos tem o ser humano como o maior beneficiado”, avalia o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

José Antonio Parimoschi ressaltou a participação coletiva para elaboração da atualização do Plano Municipal de Segurança

Investimentos
Desde o início da gestão Luiz Fernando Machado, uma série de investimentos diretos em segurança pública foram realizados. Por meio do Programa Município Seguro, que recebeu aporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Prefeitura, R$62 milhões estão sendo investidos em novos armamentos, veículos, câmeras de monitoramento, inteligência, entre outros equipamentos tecnológicos que colocam a GM como referência em todo o país. Além disso, está prevista para 2023 a entrega da nova Central de Urgência e Emergência em Segurança que irá abrigar a sede da GM/ Defesa Civil/ SAMU-SAEC e a implantação de uma central de comando e controle integrada, para monitorar a cidade 24h.

“Desde 2017 temos um investimento bastante significativo em infraestrutura e tecnologia para colaborar com a segurança pública municipal. A atualização deste plano chega em um momento em que mais investimentos serão feitos para beneficiar toda a população de Jundiaí”, avalia a Gestora de Segurança Pública, Carla Basson.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/22/jundiai-inicia-atualizacao-do-plano-municipal-de-seguranca-publica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original