Encerramento da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) e diversas outras atrações gratuitas compõem a agenda cultural do fim de semana

Publicada em 23/09/2022 às 10:58

Para o encerramento da 3ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) traz programação gratuita, com feira literária, intervenções artísticas, bate-papo, palestra e até parada “cosplay”.

Já nesta sexta-feira (23), a Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), no Centro, recebe, ao longo do dia, das 10h às 18h, uma feira literária com autores locais; e a intervenção poética “Chuva de Poemas”, com a Cia. Griffo Teatro, em dois horários, às 12h e às 18h. Já a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (Complexo Argos) tem, às 18h30, o sarau “Poesia, ato de transcendência: Grito, versos inversos”, com curadoria da escritora jundiaiense Mara Lígia Biancardi e participação de autores de diversas linguagens.

CONFIRA AS FOTOS DA 3ª FLIJ

Já no sábado (24) e domingo (25), a Biblioteca Municipal traz feira de livros com expositores, recreação infantil, gastronomia, artesanato, além de brincadeiras literárias e jogos.

No sábado (24), a Biblioteca Municipal tem ainda, às 11h, um bate-papo sobre as criações literárias para crianças, com o autor Ilan Brenman e mediação de Jéssica Balbino; às 13h, o workshop “Vamos escrever um diário? Os primeiros passos na construção do escritor”, com Eliane Diana e Márcio Martelli; às 15h, a palestra “A formação do leitor na era digital”, novamente com Ilan Brenman e mediação de Jéssica Balbino; e às 17h a apresentação de “Os marinheiros”, peça livremente inspirada no texto “Pluft, o Fantasminha”, da autora Maria Clara Machado, com a Cia. Grifo de Teatro.

E, no domingo (25), para encerrar a programação, as atrações na Biblioteca Municipal serão, às 10h, a abertura da exposição “Revista Japy, HQs do coletivo JundComics” e a roda de conversa sobre o universo literário presente nas histórias em quadrinhos, com Rafael Calça e Vinícius Velo, e mediação de Ede Galileu;às 12h30, palestra sobre a construção de narrativa no jogo de RPG; às 15h, concurso de Cosplay, sob o comando do Coletivo JundComics; e às 17h, o show de encerramento, com a banda Still Folk.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 3ª FLIJ

A Biblioteca Municipal fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Fábrica das Infâncias Japy
Neste sábado (24), às 10h30, a Fábrica recebe a contação “Histórias contadas com origamis” sobre Lendas Orientais, com a oficineira Irene Tanabe. Com o apoio de origamis, Irene irá narrar histórias, segredos, crenças e temores transmitidos de geração em geração pelo tradicional e milenar povo oriental, aguçando a imaginação do público por meio de seus animais lendários e seus seres fantásticos. A atração de duração de até 60 minutos e é indicada para o público em geral.

Já no domingo (25), também a partir das 10h30, é a vez da oficina de montagem de miniatura de cenários com recicláveis, com a oficineira Gika. A partir do uso de materiais não convencionais e acessíveis do nosso cotidiano, a atividade prevê uma revisita dos participantes a cenários teatrais já presenciados. A atividade é voltada para crianças de sete a 11 anos e também tem duração de até 60 minutos. O material necessário para realização da atividade também será disponibilizado gratuitamente para os participantes.

Além das atrações e brincadeiras internas, a Fábrica conta ainda com um Parque Naturalizado – estrutura sem brinquedos estruturados, como balanças e escorregadores, mas montada com elementos como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras, onde a criançada pode ter contato com a natureza e o brincar livre, pela iniciativa BrincAR LIVRE.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. De terça a sexta-feira, o espaço fica aberto das 9h às 17h. Já aos sábados, domingos e feriados, permanece aberto das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Teatro Polytheama
A programação do Teatro começa já nesta sexta-feira (23), às 18h30, com a solenidade “Jundiaí e Prata di Pordenone (Itália) Cidades Irmãs” e pré-estreia do filme “Onde há vida há esperança”. A distribuição de até dois ingressos por interessado será feita tanto pela plataforma Sympla quanto na bilheteria do teatro.

Já no sábado (24), às 20h, o palco do teatro recebe a edição deste mês dos Concertos Astra-Finamax, com o Trio Arqué. O espetáculo de Música Erudita tem classificação livre, duração de 90 minutos e é uma realização Atique & Atique. Os ingressos para todos os setores custam R$ 10,00, com descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla.

E no domingo (25), o espetáculo “Noite de Gala da Música Erudita” começa às 17h. Também com classificação livre, o concerto tem duração de 120 minutos eos ingressos para todos os setores custam R$20,00, com descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Quem for ao Polytheama poderá conferir ainda, na Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Teatro), a exposição “Ferida aberta”, em que o artista Tiago Arlindo (Vulgoxis), em seu último fim de semana de exibição, pois vai até esta terça-feira (27). Por meio de pinturas, Vulgoxis propõe uma reflexão sobre a discriminação racial no Brasil e o reconhecimento das contribuições das culturas africana e afro-brasileira.

A Galeria funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 10h às 13h.

Mais exposições
Na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, o visitante poderá conferir, além do acervo permanente, três exposições inéditas na cidade: “Patrimônio em Xeque#”, de Isabela Moreno, sobre ceramistas e suas criações em superfícies de lajotas de argila queimada, fazendo uma ilusão à dimensão identitária da produção artística; “Além do Visível”, com as reflexões de Mariana Morishita sobre como a fotografia pode ser utilizada para manipular e construir histórias; e “Corpes Prováveis”, de Bella Tozini, que tem classificação indicativa para maiores de 16 anos.

As três exposições chegam ao seu último fim de semana em cartaz e podem ser conferidas só até este domingo (25). A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e fica aberta para visitação gratuita de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

Já no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), um dos destaques da programação gratuita do fim de semana é o Museu Ferroviário, recentemente reaberto pela Prefeitura, após ter passado por revitalização completa.

No Museu, o visitante poderá conferir a exposição “Ferrovias… muito além dos trilhos”, dedicada às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

O Museu Ferroviário fica aberto para visitação de terça-feira a domingo, e aos feriados, das 10h às 17h. Para o local, tanto a visitação quanto o estacionamento são gratuitos. O Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760.

Quem for à Biblioteca, pela programação da 3ª FLIJ, poderá conferir no domingo (25), às 10h, a abertura da exposição “Revista Japy, HQs do coletivo JundComics”, acompanhada de roda de conversa sobre o universo literário presente nas histórias em quadrinhos, com Rafael Calça, ilustrador e roteirista de histórias em quadrinhos, ganhador do Jabuti pela HQ Jeremias; e o criador do HQ Crisálida, o jundiaiense Vinícius Velo.

Ainda na Biblioteca, o visitante pode prestigiar a exposição “Fluindo com os Anjos”, da artista Ju Le Fer, na Galeria Jundiaí de Exposições.

Solar do Barão
Neste sábado (24) e domingo (25), os visitantes poderão aproveitar a chegada da Primavera para conferir os jardins do Solar do Barão, com suas plantas e flores, seu jardim japonês, seus espaços de descanso sob a sombra dos pergolados e as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, como a casa na árvore, os brinquedos de madeira e as pinturas de chão.

O Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Os jardins ficam abertos das 10h às 17h. Já o Museu Histórico e Cultural, instalado no edifício histórico tombado, segue fechado para a montagem de nova exposição temática sobre patrimônios, que será aberta em breve. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

Pracinha da Cultura
Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), a programação cultural começa já na sexta-feira (23), às 19h, com a sessão gratuita de cinema pelo projeto Super Tela, com a exibição do clássico infantil “O Rei Leão”. Estão disponíveis 40 lugares, preenchidos por ordem de chegada.

A Pracinha da Cultura fica na Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110, onde também seguem em andamento as oficinas culturais gratuitas que integram sua programação normal.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/23/encerramento-da-festa-literaria-de-jundiai-flij-e-diversas-outras-atracoes-gratuitas-compoem-a-agenda-cultural-do-fim-de-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original