Semana Nacional de Trânsito: respeito, empatia e consciência são fundamentais nas vias públicas

Publicada em 23/09/2022 às 13:02

O dia 1º de abril de 2021 ficará marcado para sempre na vida do motoboy Danilo Dantas, de 27 anos. Assim como qualquer pessoa, o rapaz recorda que acordou pela manhã, cumpriu as pendências do dia e à noite foi para o trabalho. “Entreguei muitas pizzas naquele dia. No fim do expediente, pedi para entregarem um lanche em minha casa e fui embora da pizzaria. Eu chegaria em casa junto com o lanche”. Chegaria.

O que Danilo não contava era, que no meio do trajeto, um motorista sem habilitação e na contramão bateria de frente com ele, causando um grave acidente que culminou em fraturas expostas no joelho e na tíbia. “Foi um choque muito grande, ninguém espera passar por isso. Eu só sentia dor e pensava no meu filho. Tudo que fiz sempre foi por ele e tive medo de não estar mais presente para o que ele precisasse”, explicou o pai de Deandre Cortez, de apenas 4 anos.

Danilo faz parte das 666 pessoas que sofreram acidentes não fatais no município entre janeiro e junho de 2021. Nesse mesmo período, em 2022, o número subiu para 760 – o que representa um aumento de 14%. “Acredito que a empatia e o respeito pelo próximo são as coisas que mais faltam no trânsito”, avalia Danilo.

Respeito, empatia e consciência coletiva. Essas são as três características que norteiam a Semana Nacional de Trânsito. Com uma série de atividades educativas, o objetivo é conscientizar a população sobre boas práticas no trânsito e, consequentemente, reduzir o número de sinistros. “Excesso de velocidade, uso de celulares e uso de bebidas alcoólicas são as principais causas de acidentes em Jundiaí. São acidentes que podem ser evitados se as pessoas respeitarem as leis de trânsito. Respeitar as leis é respeitar a vida”, comenta o diretor do Departamento de Trânsito, Esdras Benedito Cintra Junior.

Segundo o Gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, as ações realizadas na Semana Nacional de Trânsito chegam para complementar diversas outras atividades da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), ao longo do ano. A eficiência das ações pode ser comprovada com números. Entre maio de 2021, início da operação dos equipamentos de fiscalização eletrônica, até janeiro de 2022, houve 1.092 acidentes registrados nas vias urbanas de Jundiaí. Isso indica uma queda de 7% no comparativo com o período de maio de 2020 a janeiro de 2021, quando foram registrados 1.175 sinistros.

“Trabalhamos com o objetivo de conscientizar as pessoas e reduzir o número de acidentes, principalmente com os motociclistas, que são proporcionalmente as principais vítimas de acidentes graves e fatais. Fazemos palestras com as crianças, pois elas são multiplicadoras da informação, estamos nas ruas para garantir um trânsito seguro, temos equipamentos eletrônicos de fiscalização e contamos com o apoio da população, pois um trânsito seguro depende de todos”, avalia Aloysio.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito vão até domingo (25). O encerramento contará com uma atividade no Parque da Cidade, das 7h às 8h, e uma caminhada pelo Mundo das Crianças, das 8h às 9h.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/23/semana-nacional-de-transito-respeito-empatia-e-consciencia-sao-fundamentais-nas-vias-publicas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original