Alunos do vetor oeste finalizam curso de técnicas de congelamento e se prepararam para empreender

Publicada em 24/09/2022 às 10:20

A EMEB Ivo de Bona, no Residencial Almerinda Chaves, foi palco do curso “Seja um Especialista em Técnicas de Congelamento de Alimentos”, finalizado nesta semana, e alunos já pretendem colocar a “mão na massa” e gerar renda extra. A capacitação está inserida no projeto “Jundiaí Empreendedora nas Comunidades”, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Local (PDL), coordenado pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), dentro de um núcleo de políticas públicas da Prefeitura de Jundiaí, que visa capacitar profissionais para o mercado de trabalho, gerar emprego e renda.

Para o professor e chef de cozinha Rodney Catena, este curso voltado para a área da gastronomia é uma grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos para começar um negócio ou até mesmo melhorar as habilidades já adquiridas. “Aqui a gente ensinou as maneiras corretas de congelar e descongelar os alimentos, trabalhar com as temperaturas corretas, além da forma correta de manipulação dos alimentos. Os alunos ainda contaram com uma parte mais teórica, com a produção de fichas e cálculo de preços, por exemplo”, explica Rodney.

A educadora Márcia Priscila Silva de Oliveira, de 37 anos, fez o curso juntamente com o marido Juliano Nunes de Oliveira. Ela afirma que sempre gostou da área da cozinha e julgou que fazer a capacitação pode ser uma boa oportunidade para abrir portas para o futuro. “Pretendo fazer marmitas e tortas sob encomenda e o curso me deu uma boa noção de como utilizar os conhecimentos para empreender na área da cozinha. Pretendo utilizá-los em meu negócio”, disse Márcia.

A ação é uma parceria da Prefeitura de Jundiaí e Sebrae, com as capacitações técnicas sendo realizadas pelo Senac e Senai, com a articulação da Rede Jundiaí de Cooperação*, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). Além deste curso, a região do vetor oeste recebe nesse momento a capacitação “Seja um especialista em manutenção de computadores”, ministrada na Cáritas Diocesana de Jundiaí, localizada no Jardim Novo Horizonte.

“Nosso objetivo é descentralizar as ações para a população, levando cursos para áreas mais remotas do município. Isso estimula a qualificação profissional e desperta o empreendedorismo local”, finaliza José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças.

Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/24/alunos-do-vetor-oeste-finalizam-curso-de-tecnicas-de-congelamento-e-se-prepararam-para-empreender/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original