Comitê das Crianças realiza dinâmica para entender obstáculos do dia a dia e sugerir ações

Publicada em 24/09/2022 às 14:24

O sábado (24) foi de mais uma ação do Comitê das Crianças na Fábrica de Infâncias Japy. Os pequenos que visitaram o Espaço Expressa há duas semanas foram convocados para, após a experiência, dar sugestões sobre o local, apontando as qualidades e o que eles consideraram defeitos que precisam ser resolvidos de alguma maneira. Para isso, foram distribuídas fotos do espaço e as crianças anotaram todas as suas observações.

“Visitamos o camarim dos artistas, mas acho que ele precisa ser pintado com cores mais coloridas e alegres”, comentou Laura Carvalho Tafarelo, de 11 anos. “Também ficaria legal se tivesse mais móveis para guardar as roupas e mais espelhos”, escreveu.

Já Danilo de Oliveira, de 10 anos, notou detalhes na estrutura das salas. “Algumas tem o encanamento a vista, e ficaria mais bonito se os canos fossem cobertos com alguma coisa. O piso também poderia ser trocada para ficar com cara de novo”, observou.

Crianças do comitê dão sugestões após visita ao Espaço Expressa
Crianças do comitê dão sugestões após visita ao Espaço Expressa

Após essa etapa, os membros do comitê passaram por uma dinâmica, liderada pelo gestor da Unidade de Gestçao de Cultura, Marcelo Peroni, em que demonstraram o caminho que fazem até a escola todos os dias, para compartilhar os momentos de alegria e as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

“O importante dessa atividade foi conhecer todos os obstáculos e desafios que as crianças passam todos os dias para chegar até a escola e o que eles sugerem para melhorar. Como Cidade das Crianças, Jundiaí trabalha para que elas tenham um cotidiano cada vez mais agradável e nada melhor que elas mesmos exemplificarem suas experiências diárias”, explica o gestor Peroni. “A ação é uma pesquisa desenvovida pela rede Latino Americana das Cidades das Crianças e será enviada para a ‘Universidad de Yucatan’, no México, onde realizo o curso para ser mediador no comitê, para um estudo”, completa.

O Comitê das Crianças é uma das iniciativas que integram o programa municipal Cidade das Crianças, do governo do prefeito Luiz Fernando Machado. Trata-se de um órgão que visa escutar as demandas e as sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano de Jundiaí. Instituído em 2019, após a adesão do Município no ano anterior à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, grupo idealizado pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci, o Comitê chega à sua quarta composição.

Dinâmica mostra as dificuldades das crianças no trajeto até a escola
Dinâmica mostra as dificuldades das crianças no trajeto até a escola

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/24/comite-das-criancas-realiza-dinamica-para-entender-obstaculos-do-dia-a-dia-e-sugerir-acoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original