Jundiaí assina termo de intenção para se tornar cidade-irmã de Prata di Pordenone

Publicada em 24/09/2022 às 14:19

O Prefeito Luiz Fernando Machado assinou, na noite desta sexta-feira (23), um termo de intenção para que Jundiaí se torne cidade-irmã de Prata di Pordenone. A assinatura aconteceu em cerimônia organizada pela tradicional família Cereser, no Teatro Polytheama, com a presença do Prefeito Emérito da cidade italiana, Dorino Favot. Após a assinatura, o termo será encaminhado à Câmara dos Vereadores para aprovação e, posteriormente, irá se tornar lei.

A escolha de Prata di Pordenone se deu pelas origens da família Cereser, que veio de lá para Jundiaí no ano de 1886. Pela relevância e trabalhos prestados no município, a indicação foi acolhida pela Assessoria Especial de Cooperação Internacional, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC).

“Jundiaí tem, em sua história, as raízes italianas latentes. Um povo que, desde sempre, colaborou para o crescimento da cidade e para o desenvolvimento da economia local. A assinatura do termo é uma forma de conectar duas cidades que estão nas raízes da família Cereser, uma família tão importante para o empreendedorismo de nosso município”, comenta Luiz Fernando.

Dorino Favot agradeceu aos brasileiros, em nome de todos os imigrantes, pela recepção e oportunidades dadas ao povo italiano e disse estar entusiasmado pela assinatura do documento. “Acredito que essa relação irá qualificar as nossas cidades e países graças ao intercâmbio cultural, econômico e social que poderemos ter daqui em diante”, afirma.

Caso passe pelo Legislativo e vire lei, o acordo possibilitará um intercâmbio cultural e econômico entre os municípios. “Jundiaí dá mais um passo para sua internacionalização, de forma a incentivar trocas de boas práticas, políticas públicas e ampliação do mercado externo para produtos e empresas locais”, avalia o Chefe do Executivo.

O evento contou com a participação da Orquestra Filarmônica de Valinhos, além do diretor do filme “Onde Há Vida, Há Esperança”, Rodrigo Rodrigues, e sua equipe de atores e figurantes. Foi exibido, ainda, um teaser e duas músicas que farão parte da obra cinematográfica.  O filme traz fatos verídicos sobre a imigração italiana e conta a história de um jovem imigrante chamado Santo Cereser.

“Esse pacto é muito importante para nós, pois mostra a união de duas cidades fundamentais em nossa história. Jundiaí é a cidade que recebeu o nosso patriarca, Santo Cereser, e por isso sempre fará parte de nós”, afirmou um membro da família, Daniel Cereser.

Mais Cidades

Jundiaí tem um histórico de assinaturas de termos para geminação de cidades há cinco décadas. O primeiro acordo foi firmado no ano de 1964, com a cidade norte americana de Trenton. Desde então, o município se tornou cidade-irmã de Iwakuni (Japão – 1989), Padova (Itália – 1994), Havana (Cuba – 1998), Tai’an (China – 2002) e Rugao (China – 2019).


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/24/jundiai-assina-termo-de-intencao-para-se-tornar-cidade-irma-de-prata-di-pordenone/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original