Jundiaí se prepara para torneio inédito de jogos matemáticos

Publicada em 24/09/2022 às 07:57

Pela primeira vez, Jundiaí vai reunir os alunos da rede municipal de ensino em um evento para a disputa de jogos de raciocínio lógico matemático. O 1º Torneio Mente Inovadora tem início em setembro, com as fases interclasses e se encerra, com a grande final, no dia 19 de novembro, no Complexo Argos. O lançamento oficial ocorre no dia 6 de outubro. Nas EMEBs, os alunos estão a todo vapor, na fase de disputas internas.

“O objetivo é que crianças coloquem em prática todo o conhecimento e as estratégias exploradas pelo Programa Mente Inovadora, desenvolvido pela Escola Inovadora. Esse torneio, que já está agitando a comunidade escolar, se encerrará com esse grande evento, que integrará, além dos alunos, os educadores e as famílias para a troca de experiências e para celebrar a jornada intelectual e emocional dos nossos meninos e meninas”, explica a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

A fase de disputas interclasses vai até o dia 30 de outubro

Desenvolvido na rede municipal de Jundiaí, na Educação Infantil II e no Ensino Fundamental, o Mente Inovadora da Mind Lab – empresa de tecnologias educacionais – busca ampliar as habilidades socioemocionais dos estudantes, por meio de jogos e abordagens lúdicas de ensino. Os alunos são estimulados a pensar de forma criativa, lidar com emoções, conflitos, competir de forma saudável, planejar e tomar decisões.

“É mais uma das ações do programa Escola Inovadora e direcionada para a Cidade Inteligente, que ofertam para as crianças, desde os anos iniciais, conhecimento tecnológico e programas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Estamos atuando para a formação de bons cidadãos para o mundo e de futuros profissionais de excelência para o mercado de trabalho”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Entre os benefícios estão que os alunos são estimulados a pensar de forma criativa, planejar e tomar decisões

Torneio
A fase de disputas interclasses vai até o dia 30 de outubro. Dessa etapa, sairão 96 estudantes dos quartos e quintos anos de 48 escolas para o torneio. O primeiro lugar ganhará medalha e celular; o segundo e o terceiro, receberão medalhas e jogos; e o quarto lugar será premiado com jogo. Todos os participantes receberão medalhas. As escolas dos alunos vencedores receberão troféus.

Na EMEB Professora Isabel Christina Marques de Oliveira, no Jardim Guanabara, o envolvimento de alunos e de toda a equipe da escola é total. Foram feitas oficinas e na próxima semana começam as disputas nas turmas, envolvendo 180 alunos. “Encerrada essa primeira fase, teremos o interclasses que vai definir um aluno do quarto e um do quinto ano para representar a escola no evento. Esse projeto é muito interessante porque os que as crianças aprendem, elas levarão para a vida. Todos estão animados com a oportunidade de participar desse primeiro torneio”, comenta a coordenadora pedagógica da EMEB, Edilezia Peres Quesada.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/24/jundiai-se-prepara-para-torneio-inedito-de-jogos-matematicos/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original