No curso de Panificação, as mãos vão além da massa: elas comunicam e dão acesso ao aprendizado

Publicada em 24/09/2022 às 10:00

Foi por meio das redes sociais que Fabiano Sebastião Cordeiro soube da pré-inscrição para o curso de Panificação, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss). Morador no bairro Água Doce, ele garantiu a vaga e, junto com a esposa, Valquíria Aparecida da Silva, participou da capacitação com um grande objetivo: futuramente, abrir o próprio negócio.

Mas diferentemente das turmas já realizadas, nesta, as mãos dos participantes foram além da massa preparada: elas comunicaram e permitiram ao casal o acesso ao conhecimento profissional por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para isso, o Fundo Social contou com a ajuda da Associação e Clube dos Surdos de Jundiaí (ACSJ) que, há 51 anos, atua com a proposta de ensinar, educar e integrar a pessoa com deficiência auditiva.

Fabiano e Valquíria participaram, pela primeira vez, de um curso gratuito do Fundo Social. A ideia do casal é abrir o próprio negócio

“Cidade boa é aquela que se desenvolve e cresce sem deixar ninguém para trás. A parceria com o Clube dos Surdos vem ao encontro desta nossa crença e do trabalho do Fundo Social, que, em Jundiaí, é lugar de fomento à geração de renda e emprego por meio da qualificação profissional”, afirmou a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado.

Para que o processo de aprendizagem fosse efetivo, a entidade disponibilizou duas alunas, que estão na reta final do curso de formação em Libras, para atuarem como intérpretes durante as aulas. O acompanhamento serviu como uma espécie de estágio. “Nesta união de esforços, todos ganham: Fabiano e Valquíria, que aprendem um novo ofício para gerar renda; e as nossas alunas, que têm a possibilidade de já colocar em prática o que vimos em sala de aula”, disse o representante e professor da entidade, Luciano Germano.

 “Essa foi minha primeira experiência em um curso de panificação com surdos. Já interpretei, mas em outros contextos. Para mim, foi uma experiência maravilhosa. Fabiano e Valquíria estão super envolvidos, há boa interação em sala de aula e alguns alunos ouvintes até aprenderam sinais básicos para melhorar a comunicação com eles. Além de contribuir com a acessibilidade deles, também aprendi algumas receitas e vou fazer casa em depois”, contou a intérprete Elaine Silva.

No Fundo Social, a parceria garantiu aprendizagem acessível e de qualidade

“Foi maravilhoso promover este acolhimento junto ao Funss. A educação inclusiva é de extrema importância para a promoção de um processo de aprendizagem acessível e de qualidade. Com isso, torna-se mais simples formar profissionais e cidadãos preparados para lidar com as diferenças no mercado de trabalho e na sociedade”, compartilhou a professora Andressa Trevisan.

“Foi muito bom aprender com ouvintes. As intérpretes ajudaram bastante na acessibilidade para entendermos os ensinamentos do curso. Gostamos tanto que também fizemos a pré-inscrição para o próximo, que será o de Pizza”, explicou Fabiano. “Nós já preparamos e vendemos coxinhas. Com a capacitação, a nossa ideia é, futuramente, vender pães e outros salgados”, contou Valquíria.

A pré-inscrição para novos cursos é totalmente digital e feita por meio de formulários Google. A divulgação das turmas ocorre, antecipadamente, pelos canais oficiais da Prefeitura de Jundiaí e do Fundo Social, na internet. Para participar, o interessado deve acessar o link referente à turma pretendida e preencher a ficha de intenção de participação. O critério de seleção e formação das turmas é a ordem de envio destas informações, que considera hora, minuto e segundo.

“A transformação por meio da qualificação profissional é a vocação do Fundo Social, desde 2017. De lá para cá, mais de 24 mil vagas gratuitas já foram disponibilizadas em cursos gratuitos. Seguiremos fortes com este trabalho porque acreditamos que a formação é alicerce para melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem aqui”, concluiu Vanessa.

O endereço do Fundo Social é o Parque da Uva. O acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações pelos telefones (11) 4589-6319, 4589-6320, 4589-6322.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/24/no-curso-de-panificacao-as-maos-vao-alem-da-massa-elas-comunicam-e-dao-acesso-ao-aprendizado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original