Secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa visita Espaço Expressa
Publicada em 26/09/2022 às 17:57O Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) recebeu, na manhã desta segunda-feira (26), a visita do secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. Além de conferir o trabalho desenvolvido pela Prefeitura desde a sua última visita, em 2019, Sá Leitão anunciou também a intenção de instalar no Espaço uma Fábrica de Cultura 4.0, equipamento com instalações e programação voltadas ao fomento à Cultura e ao trabalho de profissionais desse segmento.
Durante a visita, o gestor de Cultura da Prefeitura, Marcelo Peroni, apresentou as frentes de trabalho contempladas pelos R$ 6,5 milhões em investimentos apresentados pelo prefeito Luiz Fernando Machado no início do mês; o conceito por trás do novo nome e da ocupação aprovada por seu Plano Diretor; e as tratativas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a respeito das peças e locomotivas da ferrovia guardadas no Espaço. Peroni também levou a comitiva estadual para conferir as obras na plataforma de desembarque do Expressa, as salas de ensaios e de espetáculo, além do recentemente reaberto Museu Ferroviário.
Sá Leitão se disse feliz em relação aos avanços do trabalho no local e com a consistência de seu plano de ocupação e uso. “Esta visita insere-se no contexto de nossa avaliação conjunta das providências necessárias para a implantação da Fábrica de Cultura 4.0 em Jundiaí, projeto em fase de pactuação de seu projeto executivo e de restauro, juntamente com a Prefeitura e com o Condephaat (Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico)”.
Peroni ressaltou a importância da visita. “A vinda do Sá Leitão ao Espaço Expressa, a caminho da reunião mensal dos secretários de Cultura dos Municípios que compõem a Região Metropolitana, que hoje foi realizada em Jarinu, demonstra seu olhar atento para as diversas frentes de trabalho da Prefeitura no local. E ficamos felizes com sua percepção da evolução da revitalização e ocupação de seus espaços, com atividades de vocação cultural e de Economia Criativa, muito alinhadas à proposta da secretaria estadual.”
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original