Torneio MenteInovadora: EMEB do Guanabara começa a fase de disputas entre as turmas

Publicada em 26/09/2022 às 17:20

Concentração e animação marcaram nesta segunda-feira (26) o primeiro dia de torneio interno de jogos matemáticos da EMEB Professora Isabel Christina Marques de Oliveira, no Jardim Guanabara. Na próxima semana, começa a fase interclasses para definir quem vai representar a escola no 1º Torneio MenteInovadora, realizado pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Programa Escola Inovadora.

O evento – inédito em Jundiaí – será no dia 19 de novembro no Complexo Argos. Ao todo, 96 estudantes dos quartos e quintos anos da rede municipal de ensino, de 48 EMEBs, estarão na disputa de jogos de raciocínio lógico matemático. O lançamento oficial ocorre no dia 6 de outubro.

O torneio da EMEB foi iniciado com a turma do A turma do 5º C

“Eu quero chegar lá”, comentou sem tirar os olhos do tabuleiro Wesley Gabriel, de 10 anos. “Eu conheci esses jogos na escola e gosto muito, porque eles são inteligentes. Eu fiz um jogo da Pirâmide de papel, igual a esse, para treinar com a minha mãe. A estratégia é economizar as bolinhas e não perder a concentração”, acrescentou.

Emilly Machado, de 11 anos, também não escondeu a animação e fez questão de demonstrar confiança. “Eu ganhei uma partida e perdi outra. É desafiador e estou muito empolgada. Agora vou pegar a maior oponente, mas estou confiante. Eu também quero ir para a grande final”.

Cerca de 180 alunos da EMEB participam até o dia 30 da fase interclasses. “Estamos todos envolvidos e agitados. É um ganho grande para todos, pois há muitas possibilidades de aprendizado a partir dessa competição”, enfatizou a coordenadora pedagógica da EMEB, Edilezia Peres Quesada.

“É um programa rico ao oportunizar com que aprendam, de forma lúdica, regras, estratégias, respeito ao adversário, a lidar com frustrações, além de também aprenderem a desenvolver calculo mental e raciocínio lógico matemático. Os alunos estão empenhados e felizes em, pela primeira vez, participarem de um torneio que começa na escola e que terá uma grande final com alunos de outras EMEBs”, ressaltou a professora Sandra Macanhan.

Emilly era uma das mais concentradas

Premiação
O primeiro lugar do 1º Torneio Mente Inovadora ganhará medalha e celular; o segundo e o terceiro, receberão medalhas e jogos; e o quarto lugar será premiado com jogo. Todos os participantes receberão medalhas. As escolas dos alunos vencedores receberão troféus.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/26/torneio-menteinovadora-emeb-do-guanabara-comeca-a-fase-de-disputas-entre-as-turmas/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original