No Dia do Turismo, profissionais do segmento participam de visita monitorada pelo Espaço Expressa

Publicada em 27/09/2022 às 18:04

Nesta terça-feira (27), dia em que são comemorados o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo, cerca de dez profissionais do segmento participaram de uma visita monitorada pelas instalações do Espaço Expressa, o antigo Complexo Fepasa. Após uma palestra inicial sobre os investimentos da Prefeitura em diversas frentes de trabalho para a revitalização do local, os participantes aprenderam mais sobre o novo nome e conceito de ocupação do espaço, além de conferir as obras de reforma da plataforma de desembarque, a área parque frontal e do recentemente reaberto Museu Ferroviário.

A atividade foi voltada para integrantes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), entre os quais guias de turismo, profissionais dos meios de hospedagens e representantes das Rotas Turísticas, da Associação do Turismo Rural do Circuito das Frutas e da Cooperativa Agrícola dos Produtores de Vinho de Jundiaí (AVA).

Uma das frentes de trabalhos visitada pelo grupo foi a plataforma de desembarque

O diretor do Departamento de Gestão do Espaço Expressa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), William Paixão, fez a apresentação aos visitantes. “Neste momento em que a Prefeitura faz o maior investimento desde a compra deste espaço, esta apresentação visa integrá-los em seu novo conceito de ocupação com vocação cultural. Prometendo repetir o sucesso de público do último dia 10, em outubro iremos realizar um novo fim de semana com programação, desta vez com o tema ‘comida’, propondo uma ação junto com os produtores locais e estudando a melhor forma de ocupar este espaço cultural com gastronomia e produção local”.

A diretora do Departamento do Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcela Moro, reforçou a importância da revitalização do Museu no contexto do Espaço Expressa. “Esta atividade foi pensada para esta data comemorativa, a fim de integrar os guias, donos de agências e conselheiros com este novo atrativo, o Museu está restaurado e pronto para receber visitantes, e traz como seu novo conceito a ocupação por meia da convivência”.

A agente de Turismo Fátima Rizzato disse ter ficado encantada com a visita. Entre outras atividades, ela atua como um dos receptivos do Trem Expresso da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPMT), que vem no segundo e quarto sábado de cada mês da capital. “O Espaço Expressa tem tudo a ver com o nosso Turismo e a nossa História. Tanto é que com todos os nossos grupos fazíamos pelo menos uma parada aqui em frente, e isso sempre evocou muitas memórias e pertencimento. Com a reabertura do Museu e este novo conceito, poderemos trabalhar também agora a sua parte interna”, comemorou.

Fátima já pensa como integrar melhor o Espaço Expressa à visita com grupos que vêm da capital pelo Expresso Turístico da CPTM

Outro visitante foi Ricardo Silva, proprietário de uma agência com foco no Ecoturismo. “Foi um momento incrível. A reabertura do Museu e a mudança deste local escrevem uma nova página tanto para a cidade quanto para o Turismo e sua História, pois trazem aos munícipes a sensação de pertencimento. Sempre buscamos inserir em nossos roteiros, ainda que majoritariamente vinculados ao vinho, a visita a algum lugar histórico e este Espaço passa a ser uma ferramenta importante, pois sempre que trazemos visitantes eles relatam alguma memória afetiva”.

William explicou ainda que, após esta atividade com o COMTUR, serão ainda propostas visitas com integrantes dos conselhos municipais de Política Cultural (CMPC) e de Patrimônio Cultural (Compac), de faculdades de História e Arquitetura, além de profissionais dos setores hoteleiro e de relacionamento com o Turismo.

Durante a visita, Ricardo interagiu com uma das instalações do Museu em que estão expostas as fichas funcionais dos ferroviários

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/27/no-dia-do-turismo-profissionais-do-segmento-participam-de-visita-monitorada-pelo-espaco-expressa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original