No Dia do Turismo, Jundiaí recebe o 1º Encontro Mulheres do Turismo Paulista

Publicada em 28/09/2022 às 11:46

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro, aconteceu na terça-feira (27), em Jundiaí, o primeiro encontro Mulheres do Turismo Paulista. O evento contou com a participação da primeira-dama do Estado de São Paulo, Luciana Garcia, além de primeiras-damas dos Municípios de Interesse Turístico e das Estâncias Paulistas, gestoras de turismo, secretárias, diretoras, técnicas em turismo e turismólogas da Região Metropolitana de Jundiaí e demais cidades do estado.

Jundiaí foi representado pelo prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, e pela diretora de Turismo, Marcela Moro, em evento realizado na Adega Beraldo Di Cale, que faz parte da Rota da Uva, no bairro do Caxambu. “Jundiaí é um município que se destaca pelo seu turismo e uma referência no setor. E nada melhor do que este encontro de mulheres para falar de uma área em que elas são tão atuantes e que valoriza tanto o seu trabalho”, discursou o prefeito.

Luciana Garcia recebe espumante do prefeito Luiz Fernando e a primeira-dama Vanessa Machado
Luciana Garcia foi homenageada pelo prefeito Luiz Fernando e a primeira-dama Vanessa Machado

Aos convidados, foi servido um café com produtos típicos da cultura jundiaiense, como o crustoli e o suco de uva, e a proprietária da Adega, Ariana Sgarioni, contou um pouco sobre a história de sua família e de como a Beraldo di Cale se tornou o que é hoje.

No local, também estiveram presentes expositoras de produtos rurais locais, desenvolvidos e comandados por mulheres empreendedoras. “As mulheres têm de estar em todos os lugares e o turismo é uma área que dá muito espaço para nós. Nós mulheres ocupamos 54% dos cargos no turismo no mundo, e o incentivo não é apenas nos cargos técnicos, mas também em tudo o que envolve o empreendedorismo e como uma fonte de trabalho e renda para as mulheres”, afirma a primeira-dama do estado, Luciana Garcia.

O evento foi prestigiado ainda pelo secretário de turismo e viagens do estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, e pelo gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, além dos prefeitos de Morungaba, Nazaré Paulista e São Simão. “É uma honra comemorar o Dia do Turismo com um encontro de municípios de grande interesse turístico no estado de São Paulo. A vinda da primeira-dama é fruto de um trabalho consolidado no setor”, afirma o gestor.

A diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, anunciou também a criação do Fórum das Mulheres do Turismo Paulista, para a troca de experiências e discussão do futuro do turismo em todo o estado de São Paulo. “Jundiaí tem 80 empreendimentos de Turismo Rural, 60% deles comandados por mulheres, e somos imbatíveis nesse quesito. Todas as mulheres que quiserem colaborar estão convidadas”, afirma a diretora.

Luciana Garcia discursa no lotado 1º Encontro Mulheres do Turismo Paulista

Dia do Turismo

O Dia Mundial do Turismo é celebrado todo dia 27 de setembro desde 1980. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, e tem como principal objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade.

O objetivo da data é ressaltar a importância dessa atividade em seus mais diferenciados aspectos sociais, culturais e econômicos. Mais recentemente, discute-se também o papel das atividades turísticas na promoção do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, todos os anos, a OMT leva atenção a um tema específico, com o intuito de explorar as diversas facetas do turismo e a sua relevância no mundo atual.

Foto geral do º Encontro Mulheres do Turismo Paulista com gestoras de turismo, secretárias, diretoras, técnicas em turismo e turismólogas
Encontro controu com a presença de gestoras de turismo, secretárias, diretoras, técnicas em turismo e turismólogas

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/28/no-dia-do-turismo-jundiai-recebe-o-1o-encontro-mulheres-do-turismo-paulista/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original