Após chuvas, Jundiaí entre em Estado de Atenção

Publicada em 29/09/2022 às 17:16

A Defesa Civil de Jundiaí informa que, nas últimas 72 horas, foram registradas chuvas em toda Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), com momentos de chuvas mais severas registradas nos pluviômetros da cidade. As marcações indicam 91 mm Fazenda Grande, 80 mm Santa Gertrudes, 63 mm Roseira, 59 mm no Rio Jundiaí e 59 mm no Jardim Florestal. Sendo assim, o município de Jundiaí encontra-se em ESTADO DE ATENÇÃO.

Até sábado (01) há previsão de chuvas fortes e contínuas, seguidas de raios, ventos e em algumas regiões, granizo, com destaque para as regiões da baixada santista, Vale do Paraíba e Litoral norte com previsão de 200 mm de acumulada de chuvas. Já para a região de Campinas e da Região Metropolitana de Jundiaí, há previsão de 90 mm, de acumulado de chuvas até sábado. Os modelos meteorológicos indicam que as temperaturas tendem a se manter mais amenas e em alguns períodos o aumento da sensação de frio. Como haverá uma maior quantidade de água disponível na atmosfera o índice para incêndio estará baixo, porque a Umidade Relativa do Ar esta alta.

Diante deste cenário recomenda-se atenção especial as áreas mais vulneráveis. Recomenda-se que os motoristas mantenham cuidado no trânsito, que as pessoas evitem locais de alagamento ou enxurradas e que permaneçam abrigadas e protegidas durante as chuvas. Em caso de fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Foto geral aérea de Jundiaí debaixo de nuvens carregadas
Jundiaí passa por onda de chuvas e liga o estado de atenção

Ocorrências

Por ocasião das chuvas intermitentes que atingiram a cidade na desde a tarde de quarta-feira (28), a Prefeitura de Jundiaí atuou rapidamente para reduzir os danos. Os órgãos que compõem a Força Tarefa estiveram em diversos pontos da cidade garantindo o bem-estar da população.

Na Avenida Antônio Segre, esquina com a Rua Maria Augusta Traldi, por ocasião da queda de uma árvore de grande porte, que estava dentro de uma propriedade, dois postes foram danificados e houve interrupção da energia elétrica e no trânsito. Durante a noite e madrugada, as equipes do Departamento de Parques e Jardins responsáveis pelas podas e supressão de árvores da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços públicos (UGISP), estiveram trabalhando com motosserras e equipamentos.

As equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) elaboraram todas as alterações de trânsito e mudanças de algumas rotas de ônibus, e as equipes da CPFL trabalharam intensivamente até as 4h40, quando foi restabelecida a energia na região afetada. Todas as áreas atingidas receberam atendimento e restabelecimento da normalidade comprovando a resiliência da cidade de Jundiaí.

ALERTA DEFESA CIVIL: Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/29/apos-chuvas-jundiai-entre-em-estado-de-atencao/