‘Caminhada pela Vida’ foca em atividades físicas e alimentação saudável para a prevenção ao câncer de mama

Publicada em 29/09/2022 às 17:59

Em comemoração ao Outubro Rosa, no dia 9 de outubro, a partir das 8h, será realizada no Parque da Cidade, em Jundiaí, a “Caminhada pela Vida” reunindo cerca de 1.500 mulheres, com o principal objetivo de mostrar a importância da prática da atividade física aliada à alimentação saudável para a prevenção ao câncer de mama. A realização é da Prefeitura de Jundiaí juntamente com o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e o Hospital Universitário (HU) e conta com apoio de várias entidades e empresas parceiras, a partir da articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

O evento pretende reforçar a importância do autocuidado como prevenção ao câncer que mais atinge o público feminino. Todos os participantes estão convidados a vestirem uma camiseta rosa em alusão à causa. Durante a ação serão realizadas diversas atividades como a acolhida pelos voluntários, aula de alongamento pré-caminhada, aula dança especial pós-caminhada, além da presença de profissionais para a conscientização dos participantes sobre alimentação, prevenção da obesidade, prática de atividades físicas, fatores de risco familiares, entre outros assuntos. O encerramento do evento contará com show de artistas locais.

Prevenção

O médico oncologista do HSV, Dr. Arthur Maia Filho, fala da importância de ações como essa para a manutenção da saúde e o diagnóstico precoce. “A maior incidência é em pacientes acima dos 50 anos, mas isso não descarta a detecção da doença em pacientes jovens. Na fase inicial, as chances de cura são de 100%, por isso orientamos que a população faça os exames preventivos. A campanha do Outubro Rosa, a caminhada e os estímulos são fundamentais nessa conscientização. É um diálogo necessário, que geram movimentações importantes não somente na curabilidade da doença, como na quantidade de sequelas que a patologia pode deixar”.

“Durante todo o meu tratamento de quimioterapia eu tive práticas de caminhada e até tentei algumas corridinhas”, brinca Gisele Ferreira, que passou pelo tratamento da doença e hoje está recuperada. “Percebi que isso ajudou muito na minha saúde mental, diminuiu minha fadiga e aumentou minha autoestima porque percebi que meu corpo estava em pleno funcionamento. Convido toda a população para essa corrente de prevenção e cura do câncer de mama”.

Patrocínio e apoio

O evento é sem fins lucrativos e conta com a participação de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, como a UGPS (foco em orientações preventivas e encaminhamento em casos de suspeita), UGEL (atividades físicas e público praticante), UGC (apresentação musical), DAE/Parque da Cidade (cessão de espaço e estrutura de som), UGE (alimentação saudável), UGCC por meio da Assessoria da Mulher, UGISP e UGMT (estrutura), entre outras.

A empresa Davelo, especialista em corridas e caminhadas, está ajudando de forma colaborativa na organização de todo o evento. Instituições e diversas empresas, com articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, também abraçaram a causa da mulher e da saúde: Unimed Jundiaí e Associação Mulher Unimed, Plascar, Me.Linda, Sesc Jundiaí, Coca-Cola FEMSA Brasil, Qualatex, DeMarchi, Natural One e Jundiá. Toda a divulgação, pré, durante e pós-caminhada, conta com a parceria da TVTEC, UGIRC e HSV.

Serviço
Data: 09/10/22 (domingo)
Horário: a partir das 8h
Local: Parque da Cidade – Praça Pôr-do-Sol
Inscrição: Gratuito via formulário disponível no link (https://forms.gle/7v5rutDASYxhMJic7)

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/29/caminhada-pela-vida-foca-em-atividades-fisicas-e-alimentacao-saudavel-para-a-prevencao-ao-cancer-de-mama/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original