Agenda deste sábado (01) traz atrações do programa Cidade das Crianças e visitações aos equipamentos culturais

Publicada em 30/09/2022 às 09:19

A programação gratuita preparada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) para este fim de semana traz, novamente, atrações culturais gratuitas e visitação aos equipamentos municipais, a partir desta sexta-feira (30) e ao longo deste sábado (01).

Por conta das eleições neste domingo (02), os equipamentos culturais permanecerão fechados, retomando os horários de expediente normais na próxima semana.

Confira os detalhes da programação:

Fábrica das Infâncias Japy
Neste sábado (01), às 10h30, a Fábrica das Infâncias recebe a contação “Tá na hora da história – Contos contados para todas as idades”, voltada para crianças de sete a dez anos e duração de 30 minutos. Para a apresentação, a artista Rosângela Torresin aproveita a contação de histórias, uma das práticas artísticas mais antigas da tradição cultural, para unir outros segmentos, como o teatro, as parlendas, as brincadeiras e a música, e aguçar a percepção do público, convidado a viajar junto no universo da história.

As crianças que forem à Fábrica das Infâncias poderão aproveitar ainda para brincar e interagir com seu novo mobiliário cênico, inspirado nos conceitos de Rios Flutuantes, em referência aos canais fluviais da cidade, e no de Fios que tecem, numa alusão à atividade fabril têxtil que era ali desenvolvida.

O espaço conta ainda com um Parque Naturalizado – estrutura sem brinquedos estruturados, como balanças e escorregadores, mas montada com elementos como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras, onde a criançada pode ter contato com a natureza e o brincar livre, pela iniciativa BrincAR LIVRE.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. Neste fim de semana, o espaço abre só no sábado (01), das 9h às 13h. Durante a semana a visitação vai de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada de visitantes é permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Biblioteca Municipal
Na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, a programação do sábado (01) traz, às 11h, a contação “Um quarto de histórias: de onde vêm as histórias?”, com a Cia. Giro no Biombo. A apresentação narra as aventuras de três irmãos que, durante uma brincadeira de esconde-esconde, descobrem diversos tesouros dentro de um quarto de bagunça. Com criatividade, as crianças se divertem e se transformam em personagens, brincando com tudo o que encontram e ressignificando objetos. E tiram como principal aprendizado que as histórias podem ser encontradas em qualquer lugar, percebendo a importância do respeito com as pessoas e com as memórias.

Quem for à Biblioteca poderá conferir ainda a exposição permanente “Revista Japy – HQs do coletivo JundComics”, montada para a programação da 3ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ). Posicionada estrategicamente no espaço da gibiteca, a mostra traz capas e conteúdos internos da publicação “Revista Japy” de histórias em quadrinhos.

A Biblioteca Municipal fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Teatro Polytheama
Para esta sexta-feira (30), o Teatro recebe em seu palco, a partir das 20h, o concerto comemorativo pelos 20 anos da Orquestra Filarmônica de Violas e que traz como convidado o músico Toninho Ferragutti. Os ingressos para todos os setores custam R$40,00, com descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla.

Já no sábado (01), também às 20h, é a vez do show musical “Guilherme Arantes in Concert”, em que o cantor e compositor comemora seus 46 anos de carreira, acompanhado de uma orquestra. Os ingressos possuem valores diversos, com descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis, e podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e através da plataforma Sympla

Já a Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, anexa ao Teatro Polytheama, encontra-se fechada para a montagem da próxima exposição inédita, que será “Educação do Caráter”. Com estreia na segunda-feira (10), às 19h, a mostra traz a trabalho do artista Bruno Novaes de pesquisa e construção da documentação uma escola fantasiosa em busca da certificação para se tornar uma “escola do caráter”, almejado selo que legitima sua formação para além do conteúdo, atingindo também a moral do aluno. A exposição poderá ser visitada até o dia 08 de novembro.

Museu Ferroviário
O Museu Ferroviário também fica aberto somente neste sábado (01), das 10h às 17h. Totalmente revitalizado, o Museu foi reaberto no início deste mês com uma nova exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, numa homenagem tanto para a importância da ferrovia, mas também para os trabalhadores e trabalhadoras responsáveis pelo seu florescimento não só em Jundiaí, como no Estado, no Brasil e no mundo.

Quem visitar a exposição pode conferir, entre diversas instalações, poderá conferir documentos, fotos, jornais e objetos vinculados à História da ferrovia, como réplicas de locomotivas, malas e baús, máquinas emissoras de bilhetes, mobiliário das estações, além de outras surpresas, como uma maquete em funcionamento.

O visitante poderá conferir ainda as intervenções feitas pela Prefeitura no Espaço Expressa, antigo Complexo Fepasa, que além da mudança do nome recebeu um novo conceito de ocupação.

O Museu Ferroviário fica na avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa. Mais informações pelo telefone 4589-6815.

Pinacoteca
Neste fim de semana, a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes também fica aberta somente no sábado (01), das 10h às 17h. Quem visitar o local poderá conferir obras que compõem o acervo permanente, como quadros do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin, aquarelas do artista Diógenes Duarte Paes e quadros do pintor Élvio Santiago.

A próxima exposição inédita da Pinacoteca será “Diálogos Insurgentes”, dos artistas Emilia Santos e Felipe Lima, que será aberta na próxima quinta-feira (06).

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

Solar do Barão
Os jardins do Solar também ficam abertos somente neste sábado (01), das 10h às 17h. Quem visitar o local poderá conferir suas plantas, flores e árvores, seu jardim japonês, seus espaços de descanso sob a sombra dos pergolados e as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, como a casa na árvore, os brinquedos de madeira e as pinturas de chão.

Já o Museu Histórico e Cultural, instalado no edifício histórico tombado, segue fechado para a montagem de nova exposição temática sobre patrimônios, que será aberta em breve.

O Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

Pracinha da Cultura
Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), a programação cultural conta com um programa de oficinas gratuitas para inscritos de diversas idades.

Aos sábados, entre as oficinas ainda com vagas disponíveis estão a de Capoeira (maiores de sete anos), das 9h30 às 10h30; de Maracatu (maiores de sete anos), das 14h às 16h. Os interessados em participar podem realizar inscrição para a atividade no dia e local de sua realização.

Mas a programação cultural na Pracinha começa já nesta sexta-feira (30), às 19h, com o tradicional projeto Super Tela, exibição gratuita às 19h do filme “Homem-Aranha no Aranhaverso”. Serão disponibilizados para as sessões 40 lugares gratuitos, preenchidos por ordem de chegada.

A Pracinha da Cultura fica na Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110 – Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/30/agenda-deste-sabado-01-traz-atracoes-do-programa-cidade-das-criancas-e-visitacoes-aos-equipamentos-culturais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original