Com urna feita com tablet, crianças aprendem a exercer a cidadania

Publicada em 30/09/2022 às 17:31

Crianças da EMEB Professora Cléo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte, participaram de uma proposta cívica e pedagógica, aproveitando a semana de eleições e o fato de a unidade ser Colégio Eleitoral. As turminhas elegeram o ajudante da classe, o nome da mascote do grupo, por exemplo, em um processo que contou com mesários e até com uma urna eletrônica montada a partir de um tablet.

Alice de Souza, de 5 anos, com o título em que ela mesma escreveu o seu nome, foi até a mesa em que estavam os colegas mesários, confirmou sua presença e, na sequência, verificou o cartaz com os nomes e as fotos dos candidatos. Feita a escolha, foi até a urna, digitou o número, conferiu os dados e confirmou o seu voto no ajudante do dia.

“Foi maravilhoso”, comentou com um largo sorriso. “É muito bom escolher as coisas assim”. Bianca Nicola, de 6 anos, também aprovou. “Eu aprendi a colocar o número e escolhi a minha amiga para ser a ajudante de hoje. Foi muito legal participar”.

Alice fez todo o passo a posso e aprovou o formato da eleição do ajudante

A professora Débora Janaina Valentim, responsável pela confecção da urna, conta que o objetivo foi construir aprendizagens, usando a tecnologia, o que é uma das propostas do Programa Escola Inovadora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), e aproveitando um assunto real de forma planejada e contextualizada. Ao longo da semana, as crianças também participaram de rodas de conversas sobre essa ação de cidadania e utilizaram cédula de papel.

“Além de aprenderem a relação do nome com o número, eles tiveram contato com a tecnologia, inserção importante na Educação Infantil. Ao trazer a realidade para dentro da sala de aula, as crianças também tiveram uma rica experiência. No futuro, eles serão eleitores e é fundamental que conheçam o processo para votarem com responsabilidade”, ressaltou a professora.

“Escola viva é isso: traz o cotidiano para dentro dos muros, construindo de fato aprendizagens significativas e sem qualquer tipo de ideologia. As crianças aprenderam com o lúdico a importância de uma eleição e de exercer a cidadania pelo voto. Eles demonstraram muita espontaneidade e alegria, servindo de exemplo”, acrescentou a diretora da EMEB, Lisandra de Oliveira Santos.

A eleição também contou com a ajuda de mesários. Bianca gostou de participar

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/30/com-urna-feita-com-tablet-criancas-aprendem-a-exercer-a-cidadania/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original