Semana da Pessoa Idosa: grupo do Jardim Santa Gertrudes conhece o Canil da Guarda Municipal e interage com os cães

Publicada em 30/09/2022 às 17:07

Cerca de dez idosos moradores do Jardim Santa Gertrudes visitaram, na manhã desta sexta-feira (30), o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), onde, após assistirem ao “dog show”, puderam interagir com os cães. A visita fez parte da programação da Semana da Pessoa Idosa e foi promovida em parceria da Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC); da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGDAS) e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi).

O grupo de idosos faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da UGADS, que forneceu o transporte dos participantes. O SCFV visa complementar o trabalho preventivo à situação de vulnerabilidade social e, no bairro, é vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sul, operacionalizado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) parceira Bom Pastor.

Atividade com os idosos do jardim Santa Gertrudes fez parte da programação da Semana da Pessoa Idosa

As boas-vindas ao grupo ficou a cargo do subinspetor Carobelli, que fez a apresentação inicial e deu dados importantes sobre o Canil, que atualmente conta com 20 cães – um Bloodhound, um Rottweiler, três Labradores e 15 Pastores Belga-Malinois. “Esta interação com a comunidade é muito importante. Além das apresentações do ‘dog show’ e das visitas que recebemos, o Canil já faz um trabalho com as crianças no Hospital Universitário (HU) pelo Cãoterapia. Com este grupo da melhor idade, fechamos esta esfera de contato com a população. É algo muito salutar para todos os envolvidos”, comentou Carobelli.

Durante a apresentação do “dog show”, conduzida pelo GM Francisco, o grupo acompanhou as demonstrações de obediência a comandos, feitas pelo cão Killer, acompanhado do GM Rufino, e também do GM Marçal, para as demonstrações de mordidas. O grupo assistiu também à demonstração de obediência e saltos com o cão Zeus, que até plantou bananeira e surfou nas costas do GM Sérgio Luís; e viu ainda a demonstração de faro para busca de armamentos, entorpecentes, fugitivos e desaparecidos com o GM M. Silva e a Labradora Pantera, com quem os idosos do grupo puderam interagir ao final da apresentação.

O senhor José Oliveira Honório, de 70 anos, achou a visita aproveitável, em suas palavras. “Em casa temos três cachorros e quando meu filho chega do trabalho, antes mesmo que a gente perceba, os três começam a latir antes mesmo de ele colocar a chave no cadeado para abrir. E hoje aprendi também como lidando com eles com amor e carinho eles obedecem mais aos comandos”.

Dono de três cães, o senhor Honório não se rendeu às brincadeiras e ao encanto da labradora Pantera

Outra integrante do grupo foi a senhora Benedita Lúcia Prandini, que também foi só elogios para a visita. “Foi uma ótima visita. Gostei de tudo e achei todos eles simpáticos, tanto os cães quanto os guardas. Meu cachorro de estimação, o Apolo, viveu comigo por 15 anos, mas faleceu em abril. Sinto muita falta, ele era meu companheiro. Por isso este passeio foi muito importante, para distrair a cabeça e sair da rotina de casa. O dia de hoje foi para mim uma aula, um aprendizado.”

Para a assessora de Políticas Públicas para o Idoso, Alessandra Citelli, momento marca com felicidade o retorno das atividades presenciais. “Apesar da chuva e do frio ao longo da semana, tivemos uma aceitação muito boa dos idosos, que estavam aguardando este momento festivo de retomada das atividades presenciais. Fica esta sensação de agradecimento a todos os participantes e Unidades de Gestão da Prefeitura envolvidos em tornar esta semana tão bonita e festiva”.

Segundo a gestora da UGADS, Maria Brant, a visita é uma ferramenta importante na criação de repertório. “Esta foi mais uma visita que a UGADS proporciona para usuários de seus serviços, como o que já fizemos com as crianças em acolhimento institucional. Trata-se de uma oferta importante para a criação de repertório e pertencimento a eles”.

A atividade foi acompanhada pelos assessores Renata Mangieri (UGADS) e Michael Gregório (Unidade de Gestão de Esporte e Lazer), integrantes do Comdipi.

A dona Benedita Lúcia foi uma das que não se renderam e precisou acariciar a Pantera

Semana da Pessoa Idosa
A programação da Semana encerra-se neste sábado (01), das 14h às 17h, com o tradicional Baile da Pessoa Idosa no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Argos (antigo Criju). O CCI fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/30/semana-da-pessoa-idosa-grupo-do-jardim-santa-gertrudes-conhece-o-canil-da-guarda-municipal-e-interage-com-os-caes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original