Avançam as obras de revitalização e modernização do Centro das Artes

Publicada em 01/10/2022 às 13:10

Com foco no fomento à atividade artística e na preservação do patrimônio histórico municipal, as obras de revitalização e modernização do Centro das Artes seguem em andamento, no Centro de Jundiaí. Local icônico para os artistas, onde fica localizada a tradicional Sala Glória Rocha de espetáculos, o espaço recebe cerca de R$ 7 milhões em investimentos da Prefeitura, que contemplam as obras de melhorias arquitetônicas, elétricas, civis e cênicas.

“O Centro das Artes fica localizado na rua Barão de Jundiaí, um importante corredor cultural da região central. E é essa a vocação que norteia o Plano de Requalificação e Reabilitação do Centro Histórico para o local. Temos realizado visitas de artistas às obras e todos eles demonstram o seu encantamento com aquele lugar, como na visita que acompanhei com os bailarinos, em ocasião do 24º festival Enredança, em abril, e dos integrantes do Conselho de Política Cultural, em junho”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Nesta etapa da obra, a área central já conta com porcelanato no pavimento e soleiras. Nas escadas já foram também aplicadas as pedras e instalado o corrimão. O espaço conta ainda com guarda-corpos instalados nas varandas do piso superior e os banheiros também já contam com pisos, azulejos e pias.

Espaço já conta com porcelanato no pavimento e escadas receberam pedras em seus degraus

Na Sala Glória Rocha, sala de espetáculo com cerca de 300 lugares, o palco já recebeu expansão frontal, de profundidade e altura, e a instalação do isolamento acústico nas paredes e tetos já foi finalizada. O espaço recebe agora as adequações elétricas solicitadas pelo Corpo de Bombeiros para a iluminação de segurança e o forro do teto.  

“Além da nossa preocupação em atender às demandas da classe artística, para que ela fosse contemplada pelo projeto de melhorias, outra atenção especial que demos à obra foi a acessibilidade. Além de elevador para o público no saguão principal, a Sala Glória Rocha será acessível tanto para os espectadores como artistas, já quem o palco poderá ser acessado por rampa. A Sala contará ainda com cabine de audiodescrição para cegos e uma estrutura própria de projeção de filmes, além de câmeras instaladas para a realização de transmissões ao vivo, novidades que tornarão a Sala Glória Rocha um espaço único em toda a região”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Os camarins individuais e coletivo recebem acabamento em gesso na parede, corrimão, sistema de incêndio e revestimento acústico. “Trata-se de um avanço, principalmente no camarim coletivo, que antes nem piso tinha. Além de outra novidade que será uma antessala para atendimento à imprensa e convidados, que dará acesso à cabine de som, luz e audiodescrição”, acrescentou Peroni.

Cabine de audiodescrição para cegos e estruturas para projeção de filmes e transmissão estão entre as novidades da Sala Glória Rocha

Outra novidade para o Centro das Artes é uma nova sala de espetáculos no térreo, com outros 100 lugares, disponibilizados conforme a necessidade da atração que for se apresentar. O espaço também já conta com isolamento acústico no teto e paredes.

Na área do piso superior que será destinada a receber uma sala de exposição já foram também instalados o guarda-corpo, o piso e a iluminação cênica.

Na fachada, as equipes já retiraram a cobertura sobre os detalhes de tijolos aparentes, dando ao Centro das Artes a aparência que tinha quando de sua inauguração, no início do século passado, como antigo Mercado Municipal.  Outras novidades externas serão a ampliação do calçamento frontal, dentro do novo conceito do Plano para o Centro Histórico, com redução da velocidade permitida para os veículos a fim de privilegiar o deslocamento dos pedestres.

As próximas etapas da obra consistem nas instalações das portas e batentes, iluminação e sonorização, além do ar condicionado nas duas salas de espetáculo, que receberão também vestimenta cênica, panos ignifugados, poltronas, na Sala Glória Rocha, cortina para o palco.

Guarda-corpo e corrimão nas escadas também já foram instalados

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/01/avancam-as-obras-de-revitalizacao-e-modernizacao-do-centro-das-artes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original