Alunos aprendem e se divertem em preparação para a Olimpíada de Matemática

Publicada em 02/10/2022 às 08:00

Encarar um problema demanda muito raciocínio lógico para driblar as adversidades e chegar a uma solução final. Para que isso aconteça de forma natural é preciso muito treino, aprendizado e até mesmo uma pitada de diversão. Assim os alunos da EMEB Geraldo Pinto Duarte Paes, classificados para a segunda fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), se preparam para a prova e também para a vida.

Segundo a professora de matemática, Maria Clara Leal, a ideia de participar da OBMEP surgiu como uma das formas de ajudar no desenvolvimento das crianças devido ao isolamento da pandemia. “Desde então temos trabalhado com oficinas em grupos e aplicamos jogos do Mind Lab e simulados para estimular o raciocínio lógico e as habilidades de discutir e resolver os problemas em conjunto. A participação na OBMEP chega para agregar no desenvolvimento”, afirma a professora. “Além de treinar para a prova, elas se divertem e perdem o medo da matemática. Isso é importante porque a matemática será usada pelo resto da vida”, completa.

Ao todo, mais de 400 alunos de 13 diferentes escolas da rede municipal garantiram a classificação para a segunda fase da OBMEP. Os garotos Pedro Camargo, Pedro Castilho e Lucas Viera, de 11 anos, além de Jean Luca Ragagnin, de 10, sempre gostaram de matemática e não escondem a expectativa de conseguir bons resultados na prova. Porém, o contato diário com os números é o que mais atrai essa turma.

“Gosto da matéria e vamos levar para a vida o que aprendemos aqui. Eu sonho em trabalhar como engenheiro na NASA”, comenta Jean Luca. “As oficinas tornam tudo mais divertido, pois temos contato com outras turmas”, explica Luca Vieira. “O trabalho em grupo ajuda a gente a tirar mais as nossas dúvidas”, diz Pedro Vasconcelos. “As oficinas atendem mais as nossas necessidades no dia a dia”, argumenta Pedro Castilho.

“Jundiaí é a Cidade das Crianças, que tem Educação com Escola Inovadora e foco no desenvolvimento saudável e em contato com a natureza. Nossas crianças são o orgulho municipal e mostram que o investimento realizado supera os desafios impostos pela pandemia”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo a Gestora de Educação, Vastí Ferrari, a participação na OBMEP é mais uma das maneiras de contribuir para o desenvolvimento global dos alunos, dentro do Programa Escola Inovadora. “O trabalho em grupo e o estímulo ao desenvolvimento do raciocínio lógico contribuem para que os meninos e meninas da rede pública encontrem maneiras de resolver os problemas da prova e da vida. Preparar as crianças para o futuro é a única maneira de conseguirmos, a médio e longo prazo, uma sociedade melhor”, avalia a gestora.

A segunda fase da 17ª Edição da OBMEP acontecerá no sábado, dia 8 de outubro. Os premiados serão divulgados no dia 20 de dezembro. Ela é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), além de ser promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/02/alunos-aprendem-e-se-divertem-em-preparacao-para-a-olimpiada-de-matematica/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original