DAE avança na elaboração do Plano de Segurança da Água

Publicada em 03/10/2022 às 15:59

A primeira e a segunda partes do Plano de Segurança da Água, em desenvolvimento pela DAE Jundiaí, foram entregues nesta sexta-feira (30) pela equipe da empresa Hidrosan Engenharia, que elogiou o planejamento e a estrutura na área de saneamento na cidade.

Especialista em tratamento da água, Ângela Dantas (ao centro) elogiou operação da DAE: “A DAE conta com infraestrutura adequada, qualidade da água e equipe operacional engajada”

Em uma reunião com gerentes das áreas de Tratamento de Água, Proteção aos Mananciais, Operações e Eletromecânica, Perdas e Laboratório de Controle de Qualidade, a engenheira civil com pós-doutorado em tratamento de água e diretora executiva da Hidrosan, Ângela Di Bernardo Dantas, apresentou as avaliações e pôde discutir os caminhos que vão nortear as próximas fases do projeto.

No encontro, as etapas do tratamento da água na cidade – em que 95% é realizado na Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) – incluindo a operação relacionada à vazão da água foram discutidas.

Primeira e a segunda partes do Plano de Segurança da Água foram entregues: etapas do tratamento na ETA Anhangabaú em análise

“Nesta fase, focamos no funcionamento da ETA-A, indicando quais as melhorias no sistema como um todo. A reunião foi importante por permitir que as questões fossem debatidas com as áreas envolvidas”, detalha a gerente do Laboratório de Controle de Qualidade da DAE, Karen Tasaka.

Segundo Ângela, que é considerada uma das autoridades no Brasil sobre água, a ETA Anhangabaú é um exemplo. “A unidade possui condições espetaculares de produção de água filtrada. É uma ETA planejada e com capacidade para atender maiores vazões”, avalia. Atualmente, a ETA-A produz, em média, 1800 litros de água por segundo. Para ela, a DAE tem uma condição privilegiada. “A DAE conta com infraestrutura adequada, qualidade da água e equipe operacional engajada, frutos de planejamento”, elogia.

A elaboração do Plano atende à orientação do Ministério e também aos padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O documento passará a integrar a rotina da empresa e vai permitir que haja ainda mais precisão no processo de captação, tratamento, armazenamento e distribuição da água na cidade. A previsão é de que a conclusão ocorra até março de 2023.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/03/dae-avanca-na-elaboracao-do-plano-de-seguranca-da-agua/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original