Jundiaí irá sediar em março encontro de cidades que integram a Rede Urban95

Publicada em 03/10/2022 às 18:49

O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu, na manhã desta segunda-feira (03), representantes das Prefeituras dos Municípios paulistas de Campinas, Mogi das Cruzes e São José dos Campos, que, assim como Jundiaí, integram a Rede Urban95. Com foco no planejamento urbano para Primeira Infância, a Rede e seu conceito são iniciativas da Fundação Holandesa Bernard van Leer, também representada no encontro. O objetivo do encontro foi realizar um balanço das intervenções já realizadas por Jundiaí com o conceito, apresentá-las aos visitantes e já convidá-los para o 2º Encontro da Rede Urban95, que será realizado em Jundiaí em março do ano que vem.

O encontro foi realizado no gabinete de governo do Paço Municipal. Na sequência, os convidados visitaram ainda outros equipamentos públicos municipais vinculados à Primeira Infância no Município, como o Mundo das Crianças, a Fábrica das Infâncias Japy e o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI).

A comitiva visitou também a Clínica da Família da vila Hortolândia, onde puderam conferir a plataforma “Alertas Primeira Infância” reúne informações intersetoriais sobre crianças e gestantes e identifica quais estão em situação de vulnerabilidade por meio de alertas e indicadores.

O objetivo do encontro foi realizar balanço das intervenções já realizadas por Jundiaí e convidar os Municípios para o encontro do ano que vem

Também participaram do encontro organizações parceiras da Fundação Bernard van Leer, como o Instituto Alana, o Ateliê Navio e o Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip). Ursula Troncoso, fundadora do Ateliê Navio apresentou um balanço das intervenções do conceito Urban95 principalmente em bairros como a vila Arens – onde se encontram a Fábrica das Infâncias Japy e seu Parque Naturalizado -, jardins São Camilo e Novo Horizonte, além de apresentar as propostas de Área da Infância e as Ruas de Brincar.

“Um dos princípios que norteiam nosso trabalho na Prefeitura é o senso de execução, de transformar as boas ideias em prática. E com a política para a Primeira Infância não poderia ser diferente, perpassando pelo olhar intersetorial das Unidades de Gestão do nosso governo de plataforma. Espero que aproveitem muito a visita e que participem do Encontro do ano que vem”, comentou Luiz Fernando, após dar as boas-vindas aos convidados

A representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Claudia Vidigal, classificou Jundiaí como exemplo e referência. “Este é um encontro para mostrar aos parceiros da Rede Urban95 o que Jundiaí tem implementado e, dessa forma, inspirá-los. Mais do que um projeto, Jundiaí tem levado adiante, por meio de seu programa Cidade das Crianças, uma mudança de olhar para a criança por meio da intersetorialidade de suas ações. Queremos que Jundiaí seja mesmo um holofote para outras cidades e esperamos que o encontro do ano que vem seja a demonstração de tudo o que pode ser feito”.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, um dos interlocutores da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças, ressaltou a importância dos parceiros. “Neste encontro reunimos importantes parceiros, que trazem um olhar e um conceito fundamentais para a transformação que buscamos, por meio da escuta da criança e da intesetorialidade, algo que já era proposto pelo governo desde 2017, com a criação do Grupo de Trabalho Criança na Cidade, e que tem se potencializado ao longo destes anos”.

Um dos visitantes presentes foi o coordenador-geral do comitê da Primeira Infância Campineira (PIC), Thiago Ferrari, que elogiou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura. “Em Jundiaí, mais do que a colocação em prática de um projeto pela Infância, eu vejo uma mudança de cultura, a formação de um legado. E é isso que inspira”, elogiou.

Também participaram do encontro os gestores da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos; de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi; de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant; e a gestora-adjunta de Educação, Tânia Gurgel.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/03/jundiai-ira-sediar-em-marco-encontro-de-cidades-que-integram-a-rede-urban95/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original