Outubro Rosa: Mês é dedicado ao alerta sobre a prevenção à doença com atitudes e hábitos saudáveis

Publicada em 03/10/2022 às 14:38

Atualmente, Jundiaí conta com 1.312 pessoas em tratamento contra o câncer de mama. No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos. A ocorrência, além de fatores genéticos, tem como situações de aumento de risco causas conhecidas e que podem ser combatidas com hábitos saudáveis e pequenas mudanças no dia a dia.

É com esse enfoque que a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) trabalha o tema neste ano. “Além da Caminhada Pela Vida, que será realizada no próximo dia 9, o trabalho de conscientização e o incentivo à prática de atividades oferecidas na rede de Atenção Básica será intensificado neste mês por todas as equipes “, comenta a gestora-adjunta da UGPS, Dayane Martins.

Lian gong é uma das atividades que faz parte das práticas integrativas disponíveis na Atenção Básica de Jundiaí que promovem o relaxamento e controle do estresse

Além da obesidade, fatores genéticos e o sedentarismo, o estresse também engrossa a lista dos gatilhos para o desenvolvimento da doença. “O estresse é um fator importante como desencadeador de câncer. As pessoas acabam por não dar a devida atenção a esta situação, exatamente com causa da correria do dia a dia. No entanto, é essencial reservar um tempo para cuidar da saúde, física e mental”, alertar a diretora de Regulação da UGPS, Fabiana de Alcântara.

A rede de Atenção Primária ou Básica (UBSs e Clínicas da Família) contam com grupos de atividades, desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde ou pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A oferta é ampla e vai desde grupos de atividades e convivência, lian gong, alimentação saudável, hipertensão, diabetes e terapias ocupacionais. “Ao longo de todo o mês de outubro, as equipes de Saúde farão atividades em seus territórios para ampliar a quantidade de pessoas participantes e assim, promover a qualidade de vida com informações detalhadas e simples de como mudando pequenos hábitos se alcança grandes resultados na promoção da saúde”, ressalta a diretora de Atenção Básica, Ana Paula Rodrigues Rosa.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/03/outubro-rosa-mes-e-dedicado-ao-alerta-sobre-a-prevencao-a-doenca-com-atitudes-e-habitos-saudaveis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original